zoom

40 anos sem Elvis Presley: entrevistamos o “Elvis” que não morreu!


Gilberto Augusto, protagonista do espetáculo “Elvis The Concert”, abre seu coração de fã para a Midiorama

Em 16 de agosto de 1977, morria Elvis Presley, aos 42 anos. Elvis é eterno! Artista único, que revolucionou a música, a forma de se apresentar e se expressar. Em 2017, ele ainda é o Rei do Rock. Sua arte continua viva e sua música ainda faz todo mundo dançar.

Uma das formas de manter a música e figura de Elvis viva, é através dos tributos e covers do cantor. Por todo o mundo, artistas “se transformam” no rei do rock e embalam o público com os maiores hits da carreira de Elvis. Um desses performers é o brasileiro Gilberto Augusto, que viaja o país e o mundo interpretando Elvis Presley.

Gilberto é o Elvis Presley mais premiado da América Latina! O cover ainda coleciona algumas apresentações importantes, como em Memphis (terra de Elvis) e no Gusman Center Theater, em Miami. Cantou no concurso de Miss Brasil-USA e venceu um concurso na WFTV, em Tampa, Flórida.

No Brasil, Gilberto Augusto venceu o concurso “Melhor Elvis do Brasil”, organizado pelo Programa Raul Gil e ganhou uma viagem para Memphis. Também foi eleito o “Melhor Elvis”, nos programas Silvio Santos e do Ratinho. E foi escolhido como “Melhor Cover do Elvis no Brasil” no prêmio Revelação Nacional e “Melhor Elvis do Brasil” no Programa Gilberto Barros.

Em 2007, o “Elvis brasileiro” foi escolhido pela Warner para realizar a divulgação do Box de DVD de Elvis Presley, como reconhecimento de sua grande qualidade vocal e performática no palco.

Podemos considerar Gilberto Augusto um dos maiores fãs de Elvis do país. A figura de Elvis foi descoberta por Gilberto ainda criança, assistindo ao filme G.I Blues. Desde então ele se tornou fã e decidiu que teria a mesma profissão, mas não imaginava que sua única profissão na vida seria interpretar o próprio ídolo nos palcos do Brasil e do mundo.

Como forma de homenagear o incrível Elvis Presley, o Midiorama decidiu entender melhor esse vínculo e admiração que unem fã e ídolo em uma só pessoa.

 

Em todos esses anos interpretando Elvis Presley, qual foi a experiência mais marcante para você? 

Sempre é uma grande experiência estar no palco interpretando Elvis Presley. Mas, posso dizer que quando ganhei como melhor intérprete no Programa Raul Gil, em 1993, e como prêmio uma passagem para Memphis, terra onde tudo começou para Elvis, foi uma das grandes emoções de minha vida.

Parecia que eu flutuava, beijei o chão do aeroporto, peguei um pedaço da grama da casa de Elvis… Foi algo indescritível ter contato com tudo aquilo ligado a Elvis, casa, objetos, Memphis respira Elvis.

Ao interpretar o Rei do Rock, você ajuda a manter sua música e sua arte vivas. Na sua visão, o que torna Elvis um artista único? 

Muitas características tornam Elvis único: sua voz, sua maneira de arranjar as músicas, sua forma de interpretar e a maneira como ele somou vários estilos musicais trazendo um novo legado musical. Elvis sempre inovou em performance, figurino e trouxe uma formação musical surpreendente no período de fez shows em Las Vegas.

Você se transforma em Elvis Presley no palco. Como você construiu essa “persona”? Como encontrou o Elvis dentro de você?

Isso é um mistério até para mim. Quando tinha 07 anos de idade, ao assistir ao filme “Saudades de um Pracinha”, estrelado por Elvis Presley, me identifiquei com o estilo e a música. A partir daí, comecei a colecionar e a me interessar mais e mais por Elvis. Meus pais não incentivavam muito, mas minha vó sim, ela dava discos, livros. Foi uma admiração gratuita e natural, não influenciada por ninguém.

E assim foi… Tentava cantar as musicas, enrolava a língua desde pequeno e imitava os passos do cantor. Na juventude, a coleção sobre Elvis só aumentava, tinha costeletas e comecei a cantar mais profissionalmente. Fui evoluindo naturalmente e entendi que esta seria minha profissão. Era o que mais amava fazer, é o que mais amo fazer na vida.

Alguns dizem que é vocação, outros dizem que é dom, eu sinceramente, não tenho explicação. Elvis é como um irmão para mim, alguém que admiro e procuro preservar sua memória com respeito e sinceridade.

Isso que é amor e admiração de fã! E por causa de artistas como Gilberto que a arte do rei do rock permanece viva e latente.

TEASER 30s elvis tre concert -o tributo from Gilberto A Elvis Tribute Artist on Vimeo.

 

Você pode conferir pessoalmente o espetáculo “Elvis The Concert”, estrelado por Gilberto Augusto, o mais premiado intérprete de Elvis Presley da América Latina! O espetáculo estará em São Paulo no próximo dia 7 de setembro, no Teatro Bradesco.

Serviço – Elvis the Concert
Quando: 7 de Setembro
Onde: Teatro Bradesco
Horário: 21 h
Ingressos: A partir de R$60
Site de venda de ingressos NESTE LINK

Por Natália Brandão


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque