zoom

52 mil pessoas participam do 25º Festival de Jazz de Istambul


O festival de jazz de 22 dias contou com mais de 450 músicos em 50 shows e 27 locais

Comemorando seu 25º ano com 52.000 fãs de jazz, os eventos do fracassado golpe de 2016 são uma lembrança distante do Festival de Jazz de Istambul. Dois anos atrás, os organizadores estavam gratos por apenas evitar o cancelamento em meio à agitação política; em 2018, os organizadores comemoram a série de maior sucesso do festival em anos.

Durante o festival de 22 dias, 450 artistas se apresentaram em locais ao redor da capital turca. Artistas locais e pesos pesados ​​do jazz dividiram os 27 palcos do festival, organizado pela Fundação Istambul para a Cultura e as Artes (ISKV). Entre os artistas de maior destaque, Nick Cave e Bad Seeds tocaram para uma multidão de 9.000 fãs, enquanto Robert Plant e o Sensational Space Shifters receberam cerca de 200 refugiados em seu show, em conexão com a UNCHR.

Robert Plant e Sensational Space Shifters deram as boas-vindas a quase 200 refugiados em seu show, em conexão com a UNCHR.

Entre as ofertas de jazz mais tradicionais, este ano também receberam novamente o Vitrin, evento de networking e showcass. Voltando os holofotes para músicos e artistas da Turquia, o showcase ofereceu uma mistura de performances de crossover de jazz ao lado de grupos indie, eletrônicos e de rock.

Desde os eventos de 2016, os fãs de jazz de todo o mundo se uniram em torno do festival. Em 2017, os organizadores receberam um impulso de confiança quando 25.000 pessoas retornaram à série de concertos de Istambul, apenas um ano após o golpe fracassado. Na época, o diretor do festival, Pelin Opcin, disse: “A reação do público foi incrível. Ficamos encantados – a ânsia e o entusiasmo que vi entre os participantes deste ano é realmente promissora”.

Opcin chegou a dizer no ano passado que estava confiante de que futuras edições do Festival de Jazz de Istambul permitiriam que o evento se recuperasse de sua antiga glória, atraindo mais uma vez os 40.000 a 45.000 frequentadores de festivais que os anos anteriores haviam desfrutado. A escala e o sucesso deste ano provam que seus pensamentos eram bem fundamentados.

Fonte: IQ Magazine                                               

Por On Stage Lab


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque