zoom

Ananda, do hit viral ‘Quero Que Tu Vá’, conversa com a Midiorama


Batemos um papo exclusivo com Ananda, dona do hit que viralizou nas redes sociais

ananda cantora

A Midiorama teve a oportunidade de entrevistar a mulher por trás do viral “Quero Que Tu Vá”. Ananda nos recebeu na sede da Universal Music, em São Paulo. Fizemos um bate papo rápido e descontraído, no qual ela nos contou desde suas ambições pela música, até alguns de seus próximos passos.

Isis do Elefante Voador com Ananda.
Isis do Elefante Voador com Ananda.

O Início Na Música

Iniciamos a conversa com Ananda nos dizendo seu flerte por música. A iniciação foi através da família, na infância, especificamente com um tio que ficava tocando violão, e ela ficava próxima para escutá-lo cantando. Com o tempo, passou a cantarolar junto e ele indagou sobre sua afinação, mas ela não levou muito a sério.

Sempre gostei de ouvir rádio. Então tenho muitas das minhas influências assim, mais para as cantoras de rádio: Elis Regina, Nina Simone, Amy Winehouse, Ella Fitzgerald, Whitney Houston, Mariah Carey. São cantoras que a gente fica olhando, admirando.

Até que surgiu um festival na escola de músicas autorais. Ananda teve a oportunidade de se apresentar, mostrar sua música e ter a sensação de subir ao palco pela primeira vez. E o melhor, ainda ganhou o primeiro lugar.

Foi a maior surpresa, pois eu nunca tinha pisado num palco antes. E, quando pisei, vi ali os meus amigos, todo mundo torcendo pra mim… A energia do palco é surreal.

Quando a gente vem com o “dom”, com esse anseio de lidar diretamente com o público. Estar ali, levando entretenimento, felicidade e você está no lugar do aplauso… É uma energia, que nunca tive. Não me lembro de ter sentido algo parecido assim durante a minha vida. Não me lembro de outro momento que eu tenha me sentido tão realizada quanto aquele.

Desde então, Ananda levou a música como um hobby. Chegou a montar uma banda de rock, tinha um cover de Evanescence e também cantava Nightwish, Pitty, Cazuza e Cássia Eller.

Tá ai, a primeira entrevista que eu lembro de falar da banda, porque foi rápido, sabe? Não durou 1 ano e a banda nem tinha nome. A gente se apresentava como a banda “sem nome”.

Parceria com MC Koringa

Joker Beats e Ananda. Divulgação.
Joker Beats e Ananda. Divulgação.

Após essas experiências na infância e adolescência, Ananda fez um trabalho no funk e foi levada até um produtor. Tinha outros empresários envolvidos e ela trabalhava em um escritório. Produziu uma música com esse produtor e foi através dele que conheceu o MC Koringa.

Ela já acompanhava o trabalho de Koringa e, na época, ele estava com uma música na novela. Ananda nos contou que certa vez, voltou de uma viagem do Espírito Santo, foi com mala e tudo ver um show do MC Koringa. Ficou na frente do palco, cantando, pulando e ele a viu.

Eu tinha uma franja loira e meu cabelo era liso, então era bem característico. Ai, ele olhou e disse: “Ananda?”. Fiquei toda empolgada, feliz, pensei “ele sabe meu nome”.

Depois ele fez um sinal pra ir aos bastidores, pra gente tirar foto. Fui lá, tirei foto com ele, disse que era fã dele e ele “Poxa, já conhecia o seu trabalho”. Conversamos e ele: “Vamos fazer uma música juntos?”.

Meu olho brilhou, na minha cabeça: “o MC Koringa quer fazer uma música COMIGO”. Respondi que queria, era só marcar. Porém, eu tinha o empecilho do outro escritório. Então, meio que passou o tempo, a gente ficou amigo e sempre se falava. Continuei acompanhando-o, até que sai desse escritório. E dai, teve o convite novamente do MC Koringa: “agora você quer? Agora, bora?”. E eu: “Bora”.

Assim deram início a esse trabalho, selaram a parceria com Joker Beats, que é o MC Koringa como produtor. De uma amizade virou uma parceria profissional.

Redes Sociais e Clipe no YouTube

Ananda nos contou que nunca foi de postar muito nas redes sociais, pois não tinha esse hábito e fazia poucos registros. Agora, entende que as pessoas querem saber quem é a Fernanda, a Ananda. Por isso, está postando mais, até porque se sente mais a vontade de mostrar quem é. Antes, ela tinha em torno de 1.300 seguidores no instagram, e, hoje, já passa dos 78 mil.

Já no YouTube, o clipe de “Quero Que Tu Vá” ultrapassa 7 milhões de visualizações. Para ela foi uma surpresa e tanto, pois a música tinha uma boa repercussão:

Era uma música legal, que estava tocando, na boca das pessoas, que a Marília Mendonça postou, que não tinha um rosto, sabe? Quem era a mulher que estava ali por trás? Acho que isso foi muito legal, uma coisa totalmente despretensiosa de lançar a música. A gente não tinha material, não tinha foto e fez o clipe em dois dias, foi muito corrido.

Num dia tava acontecendo, no outro dia tava acontecendo mais, no outro dia “Meu Deus, olha quem postou”. Esses dias me mandaram o vídeo da Bruna Marquezine cantando, e eu fiquei “Meu Deus, aonde vai parar?”

E essa foi a virada de vida da Ananda, a 1 mês atrás, ela era uma estudante de jornalismo, trabalhando num clube, cuidando da casa, aproveitando as férias. De repente, um viral, que ela ainda não teve tempo de assimilar direito.

Gravação de “Quero que tu vá”

Ananda achou que iria ficar nervosa de estar com uma equipe inteira. No entanto, diz que deu sorte por trabalhar com pessoas que gosta muito e se sente a vontade. Além disso, chamou um grande amigo dela e do MC Koringa para a direção do clipe, o Chilleno.

Ele conseguiu captar a minha essência, eu me vi muito no clipe. Sou eu!

Mesmo sendo a Ananda, que é o meu personagem, vejo a Fernanda ali também. Gosto disso: do artístico não ser só aquele personagem, sabe? Cada música é um personagem, mas que tem a sua essência ali, você se enxerga ali.

Para ela, foi muito tranquilo gravar, chegou com uma visão de que iria ser uma coisa e foi algo totalmente diferente. Ficou entre seus pensamentos: “Ai meu Deus, e se eles quiserem colocar plumas, plumas e muitas plumas? E quiserem coisa e tal?”. E foi algo bem diferente, perguntaram: “Ananda, o que cê quer?”. Nesse momento, ela falou todas as suas ideias:

Quero gravar no lugar onde eu trabalho, de preferência com meus amigos. Vou escolher uma roupa que já uso pra trabalhar, a minha roupa de hostess. Como eu não tinha uniforme, ia usando as roupas que queria e aquela era a que mais gostava, que eu guardava para aquele dia especial.

Lembra que teve até um episódio engraçado, pois no seu local de trabalho teve uma convenção da Universal Music, e ela estava com essa roupa especial. Depois que o pessoal viu o clipe, eles comentaram que já a conheciam de “algum lugar”.

Eu tenho a foto desse dia, e depois, por coincidência, fiz o clipe pela Universal com a mesma roupa. Eles lembraram de mim assim. Foi tudo muito especial.

Ananda 002

Próximas músicas de trabalho:

Ananda nos contou que tem outras músicas a caminho e que não pretende forçar a barra para ser como essa primeira.

Cada música é um personagem. Cada música é uma face da artista Ananda. Música é igual água do rio, a água que passou aqui, não vai passar de novo da mesma forma. Então passou, deixa ai, e vamos colher o que é novo.

Um exemplo, eu lancei com o Joker a “Quero que tu vá”. Nós fizemos também “Dia perfeito”, que é uma música com outra vibe, tô bem, tô zen, quero sair, quero dançar, quero beber, quero só isso: tranquilidade. Na terceira música, não vai ser nada a ver com funk, vai ser outra coisa e vai ter um “feat” de uma pessoa que vocês nem imaginam quem é.

Para ela, cada composição é única. Ela já está se preparando para o segundo EP, e terminando de compor.

O segundo EP vai ser mais visceral. — confirmou Ananda.

Pudemos ouvi-la cantando “Dia Perfeito” pessoalmente, que você pode conferir aqui:

Jogo rápido

Para finalizarmos, fizemos um “jogo rápido” com Ananda, para tentarmos conhecer mais um pouco da cantora:

Uma música: “Feeling Good” da Nina Simone.

Um lugar: Minha casa.

Um desejo: Cuidar bem da minha mãe.

Cantor ou cantora nacional: Caetano Veloso.

Cantor ou cantora internacional: Amy Winehouse.

Funk: Favela/Cultura.

Fãs: Combustível do artista.

Quero: Me realizar profissional.

Ananda: Ousadia pura.

 

Abraços Voadores,

Isis do Elefante Voador para Midiorama.


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque