press

AngloGold Ashanti AuDITIONS Brasil


Durante o ano de 2009, vários eventos foram programados para mostrar a coleção de jóias vencedoras do AuDITIONS 2008, maior concurso de design de jóias em ouro do mundo, promovido pela mineradora AngloGold Ashanti.

A mineração do ouro é parte integrante de toda a história do Brasil e sua importância é tão grande que uma das cores de nossa bandeira é dedicada ao nosso ouro. O que pouco se sabe é que a extração do minério hoje é feita segundo padrões internacionais de excelência técnica, com cuidados para preservar o meio ambiente e respeito aos trabalhadores envolvidos, utilizando as melhores e mais modernas tecnologias existentes. Antes de se transformar em barras, jóias ou adereços, o ouro passa por um longo processo – e à frente deste processo, hoje no Brasil, está uma das maiores empresas do setor em todo o mundo, a AngloGold Ashanti. Com sede internacional na África do Sul, a AngloGold Ashanti produz cerca de 10% da produção mundial do metal e emprega mais de 55 mil pessoas.

Além de ser uma das maiores produtoras de ouro do mundo, a AngloGold Ashanti é também hoje uma das principais incentivadoras do design de jóias em ouro em todo o planeta, através do concurso AngloGold Ashanti AuDITIONS. Criado na África do Sul, o concurso – hoje considerado o mais importante evento mundial de design de jóias em ouro em todo o mundo – chegou ao Brasil em 2002 e, desde então, é realizado no país a cada dois anos. Além dos dois países, o concurso expandiu-se e passou a ser realizado também nos maiores mercados consumidores de ouro do planeta: China, Índia e Emirados Árabes. Depois de viajarem pelos seus países de origem e pelo mundo, as jóias finalistas passam a fazer parte do acervo do Museu do Ouro, em Cape Town, África do Sul, criado e mantido pela mineradora.

A AngloGold Ashanti

Com sua sede sul-americana localizada na cidade mineira de Nova Lima, a AngloGold Ashanti controla três das principais minas produtoras do país – Cuiabá e Córrego do Sítio, ambas em Minas Gerais, e a Serra Grande, em Goiás. A empresa gera mais de 3 mil empregos (diretos e indiretos) no país, que é uma de suas principais frentes de trabalho em todo o mundo. Basta lembrar que a América do Sul é a região mais rentável do grupo na atualidade, entre os quatro continentes onde atua. Além do Brasil, na América do Sul a AngloGold Ashanti opera na Argentina, e a produção, nos dois países, soma mais de 17 toneladas de ouro anuais (13,5 toneladas só no Brasil).

Hoje, em todo o mundo, a AngloGold Ashanti produz 6 milhões de onças de ouro/ ano – cerca de 186 toneladas anuais – e opera 19 minas em oito países (além do Brasil e Argentina, África do Sul, Mali, Namíbia, Tanzânia, Austrália e Estados Unidos). A empresa atua ainda em projetos de pesquisa geológica no Canadá, Peru e Mongólia.

A empresa adota as melhores tecnologias em mineração de ouro no mundo. Suas minas são mecanizadas e dotadas de todos os recursos necessários para assegurar um bom ambiente de trabalho e o respeito ao meio ambiente. Através de auditorias externas, as minas da empresa são certificadas na OHSAS 18001 – que integra padrões de qualidade em saúde, segurança ocupacional e meio-ambiente. Além disso, os processos com o foco na preservação ambiental são certificados pelo ISO 14001. A base de sustentação deste projeto de padronização é um Programa de Gerenciamento de Riscos, através do qual a empresa identifica os riscos da atividade para uma efetiva atuação na prevenção de acidentes de qualquer natureza. O resultado disso são os excelentes padrões de segurança, saúde e meio ambiente alcançados.

O AngloGold Ashanti AuDITIONS

Focada na produção de ouro, a AngloGold Ashanti acredita que sua missão não termina quando as barras de metal são entregues. Neste sentido, diversas ações são empreendidas para atender a estratégia global de “conquistar o coração e a mente dos consumidores”. No Brasil, a principal delas é a realização do AuDITIONS, concurso de design de jóias criado em 2002 e realizado desde então a cada dois anos, focado em revelar o talento  e a criatividade do design brasileiro.

Desde sua primeira edição, o concurso, aberto não só a designers profissionais como também a estudantes, tem se revelado um grande sucesso. Em seu primeiro ano, ele recebeu 421 projetos de designers de todo o país. Em 2006, este número ultrapassou a casa  de 1.000 inscrições. A versão 2008 teve mais de 2.000 projetos inscritos. A cada edição, os projetos passam por duas fases eliminatórias. Vinte e quatro peçaschegam à final, escolhidas por júris de especialistas. Todas são confeccionadas com ouro fornecido pela mineradora e apresentadas em um grande evento final. O grande vencedor na categoria “Designer” recebe um prêmio em dinheiro e o vencedor na categoria “Revelação” é premiado com bolsas de estudo.

Desde 2004 o concurso sugere um tema, sobre o qual os inscritos devem criar seus projetos. Os trabalhos apresentados são sempre jóias-conceito, que devem apresentar uma leitura inovadora, criativa e sofisticada do tema. Em 2004 o tema escolhido foi “Raízes e Formas”, uma visão das raízes brasileiras, fossem elas culturais, étnicas ou simplesmente os aspectos responsáveis pela formação do povo brasileiro e a construção da personalidade do país. Em 2006 os inscritos tiveram que trabalhar sobre o tema Calor Glacial – uma reflexão sobre a modernidade e sua inerente diversidade – emoção e razão, frio e quente, ousadia e recato, excitação e paz, suavidade a agressividade, flexibilidade e rigidez. Em 2008 a AngloGold Ashanti apresentou para os designers o tema Hyper Nature / Natureza Fantástica, focada na interação do homem com o meio ambiente e no renovado interesse pela preservação ambiental.

Também desde 2004 o concurso passou a ter uma imagem, uma embaixatriz – uma modelo escolhida para personificar o tema e apresentá-lo para o grande público nos eventos de premiação, desfiles e catálogos criados para o concurso. Em 2004 a escolhida foi a modelo e atriz Janaína Lince, que personificava a beleza tipicamente nacional. Em 2006 o AuDITIONS foi representado pela sofisticação da modelo Isabella Fiorentino, capaz de personificar igualmente uma deusa do gelo nos glaciais da Patagônia ou uma rainha do fogo diante das ferventes caldeiras de fundição da mineradora. E em 2008 o cargo coube à atriz Priscila Fantin, conhecida por seu envolvimento com as causas ecológicas. A próxima edição do AuDITIONSacontece em 2010.

No ano seguinte aos concursos, as jóias finalistas do AuDITIONS podem ser vistas em eventos realizados no Brasil e no exterior. São desfiles em eventos e feiras de moda, exposições em shoppings e as “Noites dos Corações de Ouro”, que acontecem desde 2005 em todo o país. Já tendo sido realizadas em cidades como o Rio de Janeiro, Curitiba e Goiânia, as “Noites dos Corações de Ouro” são eventos que incluem desfiles e jantares beneficentes, sempre voltados para uma instituição local, que tem a chance de colher donativos para ajudar na sua manutenção e funcionamento. Em suas várias versões, mais de 20 milhões de Reais foram recolhidos para instituições como o Pró Criança Cardíaca e Projeto Rio Solidário, do Rio de Janeiro, Hospital Pró Renal de Curitiba e o Hospital Araújo Jorge e a Associação de Combate ao Câncer em Goiás.


A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.


Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1

Press Kit


Galeria de Imagens

Faça o download do Press Kit


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque