zoom

As 19 vezes em que Os Simpsons “previram” o futuro


Afinal, Os Simpsons conseguem ou não prever o futuro?

homer-donald

Em 2000, Lisa Simpson, mais velha e agora Presidente dos Estados Unidos, reuniu a sua equipe para discutir meios de recuperar a economia, quebrada pelo último presidente, Donald Trump. Sendo uma piada ou não, afinal o republicano há tempos aspirava por esta oportunidade, o fato é que Os Simpsons tem a polêmica virtude de “prever o futuro”, uma vez que em seus episódios, várias situações acabam se tornando realidade.

A úlitima “previsão” que se tornou realidade foi nas Olimpíadas de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul. Oito anos atrás, Marge e Homer fizeram parte do time olímpico de Curling, e ganharam a medalha de ouro na final contra a Suécia, os favoritos. Adivinha só o que aconteceu semana passada? Os suecos, favoritos, perderam o ouro para os Estados Unidos pelo placar de 10-7.

No ar desde 1989, é fato de que Os Simpsons contam com várias situações que, de uma forma ou de outra, acabam se tornando realidade. Mas, acreditando ou não, venha conosco conferir as 17 vezes em que Os Simpsons nos avisaram antes sobre algo que iria acontecer no futuro. E não se esqueça que o seriado já falou de Apocalipse e fim do mundo também!

O vencedor do Prêmio Nobel Bengt Holmström

Em 2016, o professor do MIT Bengt Holmström ganhou o Nobel de economia, porém, ele já havia ganho o prêmio seis anos atrás, em um episódio no qual ele aparece como aposta entre Martin, Lisa, Database e Milhouse.

Os smartwatches

Top Arkade - As 19 vezes em que os Simpsons "previram" o futuro

Em 1995, quando o conceito de relógio inteligente era sinônimo daqueles relógios com agenda eletrônica, Os Simpsons já conversavam entre si usando relógios. Tudo bem que vários outros filmes e seriados exploravam este conceito de relógio inteligente (lembra do relógio de GoldenEye 007 do Nintendo 64?), mas, se apareceu nos Simpsons, também conta como “previsão”!

Lady Gaga no show do intervalo do Super Bowl

Em 2012, a Lady Gaga interpretou a si mesma em um episódio no qual ela ajudava a Lisa a recuperar sua autoestima, e se apresentou para Springfileld descendo pelo ar. Cinco anos mais tarde, ela fez exatamente a mesma coisa, no Houston NRG Stadium durante seu show do intervalo do Super Bowl.

Tudo bem que a Lady Gaga poderia ter se inspirado no que apareceu no desenho para imitar em Houston, porém, ela fez primeiro no desenho, então, eles “acertaram de novo” sim!

O Autocorretor

Um dos maiores criadores de confusão da nossa geração, o autocorretor já criava situações embaraçosas em 1994, quando Kearny e Dolphy foram criar um lembrete para bater no Martin (no original, “beat up Martin), quando foram “corrigidos” para “comer a Martha” (“eat up Martha”, em inglês).

Top Arkade - As 19 vezes em que os Simpsons "previram" o futuro

Eles estavam fazendo piada com o Newton, um palm que fracassou, mas que serviu de inspiração para o iPhone no futuro. Mas o mais curioso, é que Nitin Ganatra, que trabalhou para o iOS da Apple, contou em entrevista que este episódio ajudou a inspirá-lo para acertar no teclado do iPhone.

A máquina que muda votos

Top Arkade - As 19 vezes em que os Simpsons "previram" o futuro

Em 2008, o Homer tentou votar em Barack Obama nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, porém sua máquina mudou o seu voto. Quatro anos mais tarde, seja por profecia ou por inspiração (partindo do princípio de que não era defeito e sim, safadeza), tiveram que remover uma máquina de votação na Pensilvânia que “votava” no republicano Mitt Romney quando as pessoas queriam votar, na verdade, em Obama.

E o tomaco?

Top Arkade - As 19 vezes em que os Simpsons "previram" o futuro

Você se lembra do dia em que o Homer se meteu a brincar de fazendeiro e acabou jogando tudo na terra para ver o que dava, misturando com energia nuclear, resultando um tomate com mistura de tabaco? Pois bem, isso aconteceu em 1999, e acabou “inspirando” Rob Baur a criar a sua própria plantação de tomaco, em 2003. Os roteiristas de Os Simpsons ficaram impressionados com a “criação”, e convidaram Baur e sua família para conhecer os escritórios de criação, desde que levassem tomaco para eles verem com seus próprios olhos.

O surto de Ebola

Top Arkade - As 19 vezes em que os Simpsons "previram" o futuro

Tudo começou dezessete anos atrás, no episódio O Saxofone de Lisa. Marge sugere para que um triste Bart leia um livro chamado “O curioso George e o Vírus Ebola”. O curioso aqui é que, embora já existia alguns registros de Ebola nesta época, como o de 1995 na República Democrática do Congo, e outro que ocorreu em Uganda em 2000, o surto real, que deixou várias pessoas preocupadas de fato, aconteceu em 2014. Não há referência maior do que essa, porém muita gente acredita que isso foi “um aviso”. Concorda?

A “descoberta” da equação do bóson de Higgs

Top Arkade - As 19 vezes em que os Simpsons "previram" o futuro

Quando Homer se meteu a ser inventor em 1998, além de “inventar” coisas para Thomas Edison, ele também acabou “descobrindo” o bóson de Higgs, que foi de fato descoberto através de experiências bilionárias em 2013. No episódio, o Homer inventor desenha no quadro negro uma equação matemática complexa, semelhante a equação da massa da “partícula de Deus”.

Porém, vale uma explicação: embora, de fato, o bóson de Higgs foi descoberto apenas em 2013, décadas antes, em 1964, o professor Peter Higgs e outros cinco físicos já haviam feito cálculos matemáticos a respeito da “partícula de Deus”, ou seja, a fórmula já era conhecida, e tal fato foi explicado por um dos roteiristas do episódio, o matemático David X. Cohen.

A construção do The Shard

Top Arkade - As 19 vezes em que os Simpsons "previram" o futuro

Em 1995, conhecemos o futuro em que Lisa iria se casar e foi para Londres, a terra do seu noivo. Em sua viagem, ela vê um arranha-céu atrás da Tower Bridge que tem formas semelhantes ao do The Shard, e está no mesmo lugar. O prédio começou a ser construído em 2009, 14 anos depois.

Bibliotecários robôs

Top Arkade - As 19 vezes em que os Simpsons "previram" o futuro

Também no futuro em que Lisa visitou Londres, ela viu que os bibliotecários foram substituídos por robôs. Nem é preciso ser um vidente para prever que no futuro, os robôs aos poucos farão funções humanas em vários locais, incluindo bibliotecas. Duas décadas após o “casamento de Lisa”, os estudantes de robótica da Universidade de Aberystwyth construíram um protótipo de bibliotecário robô, que anda e organiza o espaço, e também há cientistas de Cingapura que também estão testando tais robôs.

O escândalo da carne de cavalo

Top Arkade - As 19 vezes em que os Simpsons "previram" o futuro

Seguindo a dieta nada nutritiva da Escola Primária de Springfield, a servente Doris oferecia partes variadas de cavalo no almoço dos alunos, isso em 1994. Nove anos mais tarde, a Autoridade de Segurança Alimentar da Irlandaachou DNA de cavalo em mais de um terço de amostras de hambúrgueres de supermercados e fast foods, além de porco em 85% delas.

O ataque de tigre a Siegfried e Roy

Top Arkade - As 19 vezes em que os Simpsons "previram" o futuro

Em 1993 o Sr. Burns levou o jogo legalizado até Springfield, e levou como atração, os ilusionistas Siegfried & Roy, que foram atacados por um tigre branco treinado durante a apresentação no cassino.

Top Arkade - As 19 vezes em que os Simpsons "previram" o futuro

O problema é que, dez anos depois, um tigre branco atacou de verdade Royem Las Vegas, em um ataque brutal no qual o mágico sobreviveu por pouco, mas carregará para o resto da vida uma enorme cicatriz, além de problemas de paralisia. Porém Roy já disse, em entrevista, que não guarda mágoas do tigre que o atacou, Montesoro, e que o visita, já que não foi abatido.

A carta dos Beatles

Top Arkade - As 19 vezes em que os Simpsons "previram" o futuro

Marge era uma grande fã dos Beatles na adolescência, e teve uma resposta de Ringo Starr, o seu preferido, décadas depois. Porém, em 2013, dois fãs dos Beatles receberam uma carta de resposta de Paul McCartney, que havia sido escrita há 50 anos atrás. A carta com uma gravação deveria chegar a um teatro em Londres no qual a banda iria se apresentar, porém acabou parando em um ferro velho, sendo encontrada por um historiador. Tal história foi contada no canal BBC, incluindo a resposta do velho Paul.

A censura do Davi de Michelângelo

Top Arkade - As 19 vezes em que os Simpsons "previram" o futuro

Lembra o dia em que a tropa da censura de Marge queria a todo custo censurar a nudez do Davi de Michelângelo? Isso aconteceu em 1990, porém em julho de 2016, uma campanha de moralistas na Rússia censuraram a nudez da arte que está no centro de São Petesburgo.

O peixe de três olhos

O símbolo máximo dos problemas nucleares de Os Simpsons, o peixe de três olhos que sempre aparece próximo a usina, fez a sua primeira visita à série em 1990, quando Bart pesca-o num rio próximo a Usina Nuclear em que seu pai trabalha. Décadas mais tarde, foi encontrado na Argentina um peixe com três olhos, e, o mais curioso, também próximo a uma usina nuclear.

Alemanha campeã do Mundo e Neymar fora do mundial

Top Arkade - As 19 vezes em que os Simpsons "previram" o futuro

A FOX fechou contrato com alguns clubes pelo mundo, incluindo Barcelona e Corinthians, para explorar jogadores e estádios. No caso do clube brasileiro, a Arena Corinthians foi utilizada como cenário para o episódio no qual o Homerseria juiz na Copa do Mundo. E neste episódio, exibido em março de 2014, meses antes da Copa no Brasil, acontece o que o brasileiro jamais esperaria: o seu grande jogador, El Divo, claramente uma sátira ao Neymar e sua fama de “cai-cai” na época, se machuca, e o Brasil perde a final para a Alemanha.

No “mundo real”, todos sabem o que aconteceu: Neymar se machucou feio nas quartas de final, e um Brasil desorientado levou 7×1 da Alemanha na semi-final. Pelo menos o placar dos Simpsons era mais amigável: a derrota lá foi de dois a zero.

Presidente Trump

Top Arkade - As 19 vezes em que os Simpsons "previram" o futuro

Os Estados Unidos estão quebrados, e emprestando dinheiro do FMI. O culpado de tudo isso, de acordo com a Presidente Lisa Simpson, a “primeira presidente mulher correta dos Estados Unidos”, foi o seu antecessor, Donald Trump. O episódio, exibido em 2000, é fruto do que já era popular no país: de que o falastrão empresário, que aparecia também diversas vezes na TV e até no cinema, tinha o interesse de ser presidente do país, o que de fato aconteceu em 2016.

E aqui vale uma explicação: a menção “antecipada” de Trump presidente acontece apenas neste episódio. Um curta animado, que mostra uma cena na qual Donald Trump desce uma escada e foi muito utilizada como uma “profecia”, na verdade foi feito após o anúncio do agora 45º Presidente dos EUA de que iria concorrer às eleições, seguindo as regras eleitorais do país.

Disney compra a FOX

Top Arkade - As 19 vezes em que os Simpsons "previram" o futuro

Em 1998, um cartaz já dizia o que aconteceria no dia 14 de dezembro de 2017: a FOX era propriedade da Disney. O cartaz mostra o logo da 20th Century Fox seguido dos dizeres “uma divisão da Walt Disney Co.”. E, como todos já sabem, a compra foi no valor de US$ 52,4 bilhões, e resultou na compra da Fox Film Studio, além do acesso de produtos de televisão, que incluem marcas como X-Men, Avatar e, ironicamente, Os Simpsons.

A medalha de ouro dos EUA no Curling

Top Arkade - As 19 vezes em que os Simpsons "previram" o futuro

No curling, os Estados Unidos não são favoritos, e na Coreia do Sul, a situação não era diferente. Nas Olimpíadas de Inverno deste ano, o time de curling dos Estados Unidos derrotou a Suécia e conquistaram sua segunda medalha de ouro no esporte. E adivinha quem venceu a Suécia também em uma Olimpíada de Inverno, mas em 2010, em Vancouver, Canadá? Isso mesmo, Homer e Marge Simpson, que ganharam graças as habilidades de varrer de Marge.

Mas afinal, Os Simpsons prevêem o futuro?

Top Arkade - As 19 vezes em que os Simpsons "previram" o futuro

Sensacionalismo vende, então é mais simples acreditar que Homer, Marge e todos os habitantes de Springfield podem prever o futuro de alguma forma. Porém, nós não podemos subestimar o time de roteiristas, que contam com as mais variadas formações e que adoram apostar no absurdo em suas histórias. Eles costumam pegar elementos do cotidiano, que envolvem uma Copa do Mundo, as Olimpíadas, hardwares do momento, como o Newton nos anos 90, e fazem sátiras com eles.

Além disso, muitas coisas são passíveis de acontecer, como um acidente em show de mágica ou a compra da FOX pela Disney, além, claro, de situações que o desenho, ao invés de “profetizar”, acaba é inspirando, como o tomaco ou o teclado do seu iPhone. Encare o show como um programa a frente de seu tempo, com uma equipe antenada em acontecimentos recentes e com muito conhecimento em vários campos do saber, o que também inclui o Futurama, que satiriza o futuro e nos faz pensar se haverá daqui a mil anos, uma cabine do suicídio de verdade.

Por Arkade


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque