news

“Bohemiam Rhapsody”, de Freddie Mercury, faz 40 anos neste sábado


Aproveitando a data, a New Music Express confirma o que a gente já sabe – ninguém nunca cantou essa canção igual ao Queen

Este sábado, dia 31 de outubro, marca uma data especial para a música – há 40 anos, em 1975, era lançada um dos maiores clássicos do pop / rock de todos os tempos, a canção “Bohemiam Rhapdosy“, de Freddie Mercury. Com cerca de seis minutos de duração, o rock lírico criado pelo artista desafiou convenções e confirmou a genialidade de Mercury como um dos maiores nomes de sua geração.

Bohemian Rhapsody” foi incluída no álbum do Queen, A Night at the Opera. Quando foi lançada como single, “Bohemian Rhapsody” logo se tornou um sucesso comercial, ficando no topo da UK Singles Chart por nove semanas e vendendo mais de um milhão de cópias até o fim de janeiro de 1976, e alcançando ainda o topo das paradas em países como Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Irlanda e Holanda. Além do single, o Queen lançou também um vídeo, apontado como revolucionário à época e considerado um dos pontapés iniciais para a criação da geração MTV.

Freddie Mercury

A Rolling Stone inclui a música na 163ª posição da lista das “500 maiores canções de todos os tempos”, e a Time diz que o solo de guitarra de “Bohemian Rhapsody” é o 20º melhor da história. A música também está no Guiness como o melhor single britânico de todos os tempos, sendo incluída, em 2004, no Grammy Hall of Fame. No começo do século, a BBC revelou que ela foi a canção mais tocada em todos os tempos nas rádios britânicas, à frente até de “Imagine”, de John Lennon e “Hey Jude”, dos Beatles.

Apesar de tanto sucesso, na época de seu lançamento a música dividiu opiniões, e vários críticos, especialmente nos EUA, afirmavam que não gostavam da canção. “Bohemiam Rhapsody” também enfrentou rejeição em algumas rádios, que não queriam executá-la por causa de sua longa duração.

Relembrando a data, a revista britânica New Music Express fez um inventário das muitas versões de “Bohemiam Rhapsody” que existem por aí, e elegeu como as melhores uma cover apresentada no programa dos Muppets em 2009, além das versões da banda finlandesa Porkka Playboys e da banda norte-americana Panic at The Disco. Eleitas as piores foram as versões de Adam Lambert, Kayne West e uma que Beyonce cantou na França em 2011. A revista ainda lembra outros covers como Elton John e Axl Rose, em 1992, e a versão do filme “Wayne’s World”, mas sentencia: ainda não ouvimos “Bohemiam Rhapsody” como a do Queen.

Então, vamos cantar parabéns e ouvir o Queen em um de seus melhores momentos!

Por Alex Dayrell


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque