Cases: As “Golden Girls” do AuDITIONS


para a AngloGold Ashanti

As “Golden Girls” do AuDITIONS para a AngloGold Ashanti

Há  pouco mais de dez anos, o Brasil passou a fazer parte, ao lado da China, India, África do Sul e Emirados Árabes, de um grupo de países onde a mineradora de ouro  Sul Africana AngloGold Ashanti resolveu descobrir talentos e revelar a criatividade dos designers de jóias nos mercados onde tinham operacões.

O AuDITIONS Brasil descobriu e revelou grandes talentos da joalheria nacional, transformou-se no maior evento do setor no mundo, mas um fator foi fundamental nesta trajetória, a presença das “Golden Girls“, lindas  mulheres que  assumiram o papel de embaixadoras da premiação e divulgadoras do trabalho dos designers das joias finalistas.

Fomos convocados para resolver uma questão: Como tornar reconhecido, dentro e fora do trade joalheiro, o concurso de design de joias em ouro promovido pela mineradora.

Quando perguntamos qual era a imagem que tinham em mente, havia apenas um folheto com a fotografia de um “balaio de vime” que simbolizaria o tema do concurso  daquele ano (2004), “Raizes e Formas“.  Tinham, como objetivo, fazer com que a imagem do ouro pudesse chegar a todas as classes sociais mas, entre os obstáculos,  existia o fato de não terem qualquer interesse ou possibilidade de investir em propaganda, já que a mineradora não vende nada para o mercado nacional, toda produção é exportada e a verba disponível seria integralmente dedicada ao concurso e suas diversas atividades.

Assim, criamos a figura da “Golden Girl“, nada como uma mulher que pudesse portar as joias fantásticas e dar voz à mensagem desejada.

A primeira foi a atriz Janaína Lince, com sua beleza negra, que remetia ao tema “Raizes e Formas” e unia o continente africano e o Brasil.

Na edição seguinte, a modelo e apresentadora Isabella Fiorentino deu vida ao tema”Calor Glacial“. Com sua beleza clássica, Isabella representava a mulher moderna e romântica.  Criamos um editorial fotográfico ímpar, fomos até a  Patagônia fotografar a campanha e idealizamos uma casa toda feita de gelo para o catálogo da coleção. Para o evento de premiação, sugerimos a construção de uma pista de gelo onde campeões russos se exibiam enquanto as jóias eram desfiladas.

O próximo tema foi “Natureza Fantástica” e escolhemos para a missão a atriz Priscila Fantin. Filha de um engenheiro florestal e muito ligada à natureza, Priscila foi até Bonito em Mato Groso do Sul, onde contracenou com cobras, araras e até um filhote de veado; mergulhou em aguas cristalinas com grandes cardumes e produziu imagens fantásticas.

A próxima Golden Girl escolhida foi Luiza Brunet, ícone máximo da moda que, na altura de seus 50 anos, imprimia a beleza de uma mulher plena, muito apegada a suas raizes e à família. Luiza simbolizou o tema “Sincronicidade“, que tratava do tempo e reflexos dos atos humanos. Fomos até a Serra da Capivara no Piauí fotografar diante de pinturas ruprestes milenares e, para o catálogo, fotografamos nas cavernas do Peruaçu em Minas Gerais, outro importante sitio arqueológico.

O próximo tema de inspiração para os designers foi “Brasilidade” e convocamos a atriz Taís Araújo para representá-lo. A atriz foi até Foz do Iguaçu fotografar em paisagens de tirar o fôlego.

Em 2015 a atriz, modelo e apresentadora Fiorella Mattheis assumiu o posto para personificar o tema “Recombinações“.

Aliando nossas ferramentas de relações públicas, consultoria criativa de comunicação, imagem e casting , conseguimos atender ao cliente em seu objetivo inicial, que era fazer o ouro conquistar corações e mentes, além de contribuir para a popularização do design de joias no Brasil.

Nos vários eventos desses últimos quase 10 anos reunimos grandes personalidades como Hebe Camargo, Glória Maria, Ana Hickman, Fernanda Lima, Rodrigo Hilbert, Ney Matogrosso, Chitãozinho e  Xororó, Vanessa da Mata, Danielle Winits, Carolina Dieckmann, Reynaldo Gianecchini, Malvino Salvador, Cláudia Raia, Carol Castro, Glória Khalil  entre muitos outros

A resposta da grande mídia foi fundamental e esse talvez seja nosso mais valioso e longevo case de sucesso.

Gold is the new black

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