zoom

Com cenografias marcantes, jogo de luzes, dezenas de bailarinos e muita pirotecnia, BTS surpreende nos dois shows em São Paulo


O final de semana foi dos fãs de k-pop em São Paulo

Durante o último final de semana, a cidade de São Paulo foi o palco escolhido para as duas únicas apresentações na América do Sul dos sul-coreanos BTS. E se você chegou nesse texto por curiosidade, não precisa ficar se sentindo perdido: nosso review foi feito às cegas, sem nunca termos ouvido uma música sequer desse arco-íris formado pelos sete garotos gerenciados pela Big Hit Entertainment, uma verdadeira fábrica de novos talentos do K-POP (ou pop coreano).

Para um pequeno grupo de fãs dos meninos, os dois shows no Allianz Parque foi o ápice de uma experiência que durou cerca de três meses. Um acampamento foi montado na porta do estádio, com mais ou menos 20 barracas e limite de 60 pessoas para cada uma, num esquema organizado de “pontuação” para determinar o lugar na fila. Quanto mais tempo o fã acampado passava “guardando lugar”, melhor era sua posição na ordem de entrada. E essa organização foi feita de comum acordo entre os próprios fãs.

Com as duas apresentações completamente esgotadas, a fila maior ficou mesmo por conta dos dias que antecederam os shows: pais e filhos, munidos de cadeiras de praia, cobertores e garrafas térmicas, além de muito protetor solar, aguardaram por horas a fio a abertura dos portões, que aconteceu no meio da tarde, por volta das 15h, não antes sem uma passagem de som emocionante para quem adquiriu o ingresso mais caro, que levou 2 mil fãs à loucura. O curioso é que os fãs brasileiros do grupo – e a designação da fan base do BTS é A.R.M.Y.s – foram educados e comportados frente a toda histeria que geralmente antecede apresentações de outros artistas do pop internacional. Essa cultura e comportamento foram puxados essencialmente do fã oriental, que é mais organizado e, digamos, é mais “contido”. Claro, a paixão latina e brasileira continua sendo uma característica única dos fãs daqui, e isso foi levado em consideração pelo grupo, com integrantes visivelmente emocionados – o mais sensível a toda a paixão latina foi Jimin, que não conseguiu esconder as lágrimas durante a apresentação.

Das 15h às 19h, horário marcado para o início das duas apresentações ao longo do final de semana, os fãs brasileiros não paravam de gritar e se emocionar com videoclipes e músicas em looping enquanto o show não começava. O sentimento coletivo era uma mistura de angústia, ansiedade e muito amor, que explodia cada vez que um vídeo recomeçava.

Luzes apagadas, soltam a intro nos dois telões gigantes. A resolução era tão absurdamente boa que, por vezes, projetou em muitos dos presentes em setores mais distantes do palco uma sensação de que Jin, Suga, J-Hope, RM, Jimin, V e Jungkook estavam “pulando pra fora” da tela. Com cenografias marcantes, jogo de luzes, dezenas de bailarinos e muita, mas muita pirotecnia, o BTS abriu as duas apresentações com “Dionysus”. No palco, panteras prateadas gigantes, colunas e muita cor! Os “light sticks” das fãs – lanternas oficiais que eram pareadas via app nos celulares – complementavam todo o espetáculo.

Eram dois palcos na verdade: um grande, com todo o led e iluminação e um segundo no meio do Allianz Parque, conectados por uma passarela. E se você pisca, acontece algo incrível que você perde ao longo do show. Na pista premium, filhos arrastavam os pais de um palco para outro a cada música. E vou dizer: os pais não reclamavam; o queixo estava no chão de todo mundo ao longo das três horas de apresentação, que incluíram efeitos especiais comuns por aqui, como a chuva de papeis picados e serpentina, até os mais complexos, como a explosão de água numa espécie de “chuva artificial” na pista premium, o voo de Jungkook na faixa “Euphoria” e muitos, muitos fogos de artifício em várias das músicas! E os fãs não decepcionaram: era possível ouvir todas as músicas cantadas uníssono por todo o Allianz, além de coreografias com os light sticks.

Ao longo de três horas e trinta músicas / vídeos no total, a paixão da América do Sul pelos meninos do BTS ficou tão evidente que, nas duas noites que eles procuraram retribuir com frases curtas em português, discursos emocionados de cada um dos sete integrantes… Até “juntos e shallow now” rolou durante o show, além de uma breve sambadinha dos meninos… Mas sambada mesmo foi a do combo de equipes brasileira, gringa e oriental na cara da sociedade, num dos shows mais esperados do ano e, com certeza, um dos mais impressionantes já vistos por aqui: foram 375 toneladas de equipamentos, dias e noites interruptos de montagem e testes de toda a parafernália que eles trouxeram.

Veja mais detalhes dos shows clicando aqui.

No final do show, era impossível deixar de notar duas coisas; a primeira era que a maioria dos fãs ainda estava em prantos ou em choque completo, sem reação até para deixar as dependências do estádio. A segunda é uma belíssima iniciativa do A.R.M.Y. brasileiro de recolher o lixo produzido pelos próprios fãs, através de um projeto organizado pela fan base chamado “Pick by Yourself”. Nunca antes na história do Allianz Parque viu-se um chão tão limpo! Outras bandas e bases de fãs de outros estilos musicais bem que poderiam aprender com essa galerinha e seguir com a iniciativa sustentável e que pode poupar horas a fio de trabalho do pessoal da limpeza, não é mesmo?

A mensagem que fica dessas duas apresentações é de muita harmonia, empoderamento do jovem, paixão e um show de profissionalismo, técnica e claro, uma aula de como o oriente faz no entretenimento ao vivo! Haja garganta desse pessoal pra cantar dois dias seguidos, do começo ao fim! Agora ficou claro por quê o BTS se mantém no pódio das principais paradas musicais do mundo há cinco semanas?

Agora a porteira está oficialmente aberta para novas iniciativas fora da caixa em shows e ativações diferenciadas no live experience, além de claro, para a vinda de outras dezenas de grupos de K-POP estourados do outro lado do mundo.

SET LIST 25/05 – SÁBADO
VCR #1 (Intro)
Dionysus
Not Today
Outro: Wings
VCR #2 (J-Hope & Jungkook Focus)
Trivia: Just Dance
Euphoria
Best of Me
VCR #3 (Jimin & RM Focus)
Serendipity
Trivia: Love
Boy With Luv
Dope
Baepsae
Fire
IDOL
VCR #4 (V Focus)
Singularity
FAKE LOVE
VCR #5 (Suga & Jin Focus)
Trivia: Seesaw
Epiphany
Play Video
The Truth Untold
Outro: Tear
MIC Drop
VCR #6 (Grup Focus)
Encore:
Anpanman
So What
Make It Right
Mikrokosmos

SET LIST 26/05 – DOMINGO

Intro VCR
Dionysus
Not Today
Outro: Wings
VCR (JungKook & J-Hope Focus)
Trivia: Just Dance
Euphoria
Best of Me
VCR (Jimin & RM)
Serendipity
Trivia: Love
Boy With Luv
Dope
Baepsae
Fire
IDOL
VCR (V focus)
Singularity
FAKE LOVE (Rocking Vibe Mix)
VCR (Suga &Jin focus)
Trivia: Seesaw
Epiphany
The Truth Untold
Outro: Tear
MIC Drop
VCR (Group Focus)
Anpanman
So What
Make It Right
Mikrokosmos

Por Juliana Mello do On Stage Lab


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque