zoom

Confira como foi o show do A-HA em São Paulo


O Site A Ilha do Metal nos conta como foi o show do A-HA  em São Paulo

O trio norueguês, com seu estilo mesclando New Wave e Pop Rock, é a base de sucesso e concepção de todos os artistas que se formaram depois deles e até brincamos que a banda é a única da Noruega que não usa Corpse Paint (é claro que sabemos de outras bandas, como Sirenia e Tristania, que também não usam), mas o A-Ha é a referência no Show Business de lá; algo como o RPM aqui no Brasil.

A banda foi formada na cidade de Oslo, Noruega, em 1982, e seus integrantes são Morten Harket (vocalista), Magne Furuholmen (tecladista) e Pål Waaktaar (guitarrista). E vale aqui a curiosidade… Seu primeiro lançamento, o compacto “Take on Me”, vendeu algo em torno de 400 cópias. Mas mesmo assim a banda continuou sua luta e, anos depois, o mesmo single, que foi regravado, vendeu mais de 7 milhões de cópias.

a-ha por Stephan Solon Move Concerts Brasil 06

Referência de sucesso na Noruega e graças ao vídeo da música “Take on Me”, que fez um sucesso monstruoso na MTV, ajudando também o canal a se estabelecer no país. O videoclipe foi uma ferramenta de divulgação maciça no anos 80 e 90, e muito utilizada, não só pelo A-Ha, mas por todas as gravadoras e bandas.

Devido ao excelente show do Rock in Rio, era quase certo que teríamos uma casa sold out em São Paulo, e assim foi o que aconteceu. Tivemos 8 mil fãs de todas as idades, mesmo com uma turnê do lançamento de um novo CD. “Cast In Steel” iniciou o show com a pegada pop que as bandas dos anos 80 vem fazendo. Morten, Mags e Paul levantaram a plateia com dois hits seguidos, “I’ve Been Losing You” e “Cry Wolf”. Foi surpreendente ver todos pulando, já que a idade média do público era mais alta, provando que música realmente não tem idade.

a-ha por Stephan Solon Move Concerts Brasil 05

Uma faixa que não obteve sucesso comercial ou radiofônico, mas é querida por todos não ficou de fora, e claro que estamos falando de “Move to Memphis”.

Foi ótimo ver a interação da banda, com Morten Harket, no vocal, bem tímido e mais na dele, Magne Furuholmen, quem mais se comunica com o público e Paul Waaktaar-Savoy também extremamente discreto, mesmo se movimentando muito no palco. Assim como o vocalista, a timidez dos dois impressionou, por conta dos seus quase 35 anos de carreira.

Quando chegou no megahit “Stay on These Roads”, nos lembramos da época do seu lançamento, quando estavam em voga a famosa seção de músicas lentas, em uma trilha sonora que certamente embalou muitos namoros. Se você que está lendo essa matéria tem pais com a idade próxima dos 50 anos, tem grande chance de você ter sido feito ao som deste sucesso do A-Ha.

a-ha por Stephan Solon Move Concerts Brasil 04

“Scoundrel Days”, outro grande sucesso da banda, também fez o público dançar muito. A canção fez todos voltarem ao tempo e a energia vinda da plateia era muito boa. O telão do palco era outra boa surpresa, que intercalava imagens dos vídeos da banda com cenas do próprio, trazendo um grande efeito para o público.

Um pouco antes do final, eles mesclaram músicas dos últimos álbuns com faixas menos conhecidas de trabalhabos mais antigos, o que satisfez apenas os fãs de carteirinha da banda, uma vez que grande parte da plateia desconhecia as músicas. Passado esse breve momento, a banda voltou a colocar todos para dançar, com “You are the one”.

a-ha por Stephan Solon Move Concerts Brasil 01

A jazzística “Sycamore Leaves”, com seu sax e com batidas fortes na bateria, deu o clima perfeito para “Hunting High and Low”, que encerrou o show com a participação do público, enquanto o trio tranquilamente saía do palco.

O bis seguiu o que a banda apresentou nos outros shows pelo país, começando com “The Sun Always Shines on T.V.”, outro grande sucesso da banda, a nova faixa “Under the Makeup”, e também “The Living Daylights”, trilha do filme 007 homônimo, que no Brasil foi traduzido para “007 – Marcado Para a Morte” (décimo quinto filme da franquia James Bond e o primeiro a estrelar Timothy Dalton como o agente secreto). A responsabilidade do encerramento da apresentação ficou a cargo do maior hit da banda, “Take on Me”.

Um show que realmente surpreendeu qualquer expectativa, apesar do set list ter sido um pouco maior em outras cidades da turnê. O motivo foi a limitação do horário que o show deveria terminar, devido ao transporte público; já que a localização do Espaço das Américas favorece muito o uso deste tipo de transporte. Na saída, a felicidade estampada no rosto dos presentes era a prova final que essa excursão tinha sido um grande sucesso.

a-ha por Stephan Solon Move Concerts Brasil 02

1. Cast in Steel
2. I’ve Been Losing You
3. Cry Wolf
4. Move to Memphis
5. Mythomania
6. Stay on These Roads
7. Scoundrel Days
8. Soft Rains of April
9. Crying in the Rain
10. We’re Looking for
11. The Swing of Things
12. Foot of the Mountain
13. You Are the One
14. Sycamore Leaves
15. Hunting High and Low

Encore:

16. The Sun Always Shines on T.V.
17. Under the Makeup
18. The Living Daylights

Encore 2:

19. Take on Me


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque