zoom

De M.I.A. a Rihanna: 26 músicas pop/eletrônicas inspiradas no Reggae!


De M.I.A. a Rihanna: 26 músicas pop/eletrônicas inspiradas no Reggae!

Se o mundo da música já vinha, ano após ano, fundindo ritmos para sair da mesmice e gerar novos sons e experiências, em 2015 isso se concretizou de vez e está cada vez mais difícil dizer o que é pop, electro, disco, dub, ou qualquer outro gênero eletrônico. Ritmos até fora do eixo tecno da música acabam entrando e incrementando sons incríveis que lançam tendências e marcaram o ano de 2015.

A música está cada vez mais misturada, plural, multicultural. Mas, sem dúvidas, um dos ritmos mais experimentados, assim como já foi, um dia, o funk, é o Reggae, onde tivemos esse ano até Madonna se arriscando por esse compasso!

Assim, separamos 26 Reggae Pop Songz da música pop/eletrônica que usam o Reggae ou seus relacionados, como o Ska, percussor do Reggae, como base.

Não vejo forma melhor de dar partida a essa postagem, se não com Tove Styrke, dona de um dos, se não O, melhores álbum de 2015, o elogiadíssimo Kiddo.

Direto da Suécia, em 2014, Styrke lançou o EP Borderline, que, entre outras faixas que estariam no álbum de estreia, lançado esse ano, continha a maravilhosa faixa “Borderline” de sonoridade típica da atual era da cantora, um pop orgânico e pesado, com pegada Reggae muitíssimo bem explorada. Dona de um dos melhores álbuns de 2015 e sem dúvida de uma das melhores músicas dos últimos anos!

Ah, ainda no Kiddo, também temos outra faixa que engana fazendo você achar que ela vai ser reggaezão daqueles, mas só acaba por usar o ritmo na faixa como base bem sutil:

E então vem Madonna e sua “Unapologetic Bitch”, da série “Quem ama, ama. Quem odeia, odeia real.”. Enquanto alguns acham a produção da Rainha do Pop inovadora, ousada e tendenciosa, outros acham a música do álbum Rebel Heart, mais recente da Madge, por demais genérica.

Bem, nós também podemos opinar e achamos a faixa uma delícia. Com produção do Diplo, badalado produtor que tá bombando não só com seu próprio nome, mas nos projetos Major Lazer e Jack Ü, a música tem o reggae como base trabalhado no jeitinho Diplo de fazer música. Quem não curtiu vai deixar de lado, mas pra quem curtir é vício na certa.

Nesse contexto, um fato: não de hoje, M.I.A. e Diplo, já, uma vez, grandes amigos e até amantes, vem descobrindo e prevendo, ou até mesmo o ditando, os caminhos  que o mundo da música irá seguir.

Em seu histórico, M.I.A. tem não só uma, ou duas, mas várias músicas que podem ser consideradas, claramente, reggae, ou influenciadas pelo ritmo. O mesmo para Diplo, que explorou o Reggae não só em projetos solo, mas em de seus grupos e com seus amigos. A verdade é que o Crew das Tendências ama o Reggae. Nele, que acabamos de criar, temos M.I.A., Diplo, Skrillex (da Dupla Jack Ü, com o Diplo), Major Lazer (grupo aonde Diplo é integrante e fundador), The Partysquad (que já trabalhou com todo mundo) e por aí vai…“Paper Planes”:

“It Takes a Muscle”:

“Double Bubble Trouble (Prod. The Partysquad)”:

“Original Don (Major Lazer & The Partysquad)”:

“The Highest Grade”:

“Sound Of Siren (Feat. Busy Signal & M.I.A.)”:

“Lost (Feat. MØ), cover do Frank Ocean”:

“Blaze Up The Fire”:

“Get Free (ft. Amber of the Dirty Projectors)”:

“First of The Eyer (Equinox)”:

“Bangarang”:

Mas não é só entre o Crew das Tendências que o Reggae ganha força. O ritmo já conseguiu converter até rapper em reggaeiro, fazendo-o mudar o próprio nome artístico para lançar um álbum todo reggae! Estamos falando de Snoop Dogg Lion:

É, dava pra colocar o álbum todo do cara aqui, mas vamos a frente, pois tem MUITA música boa por aí inspirada no velho e gostoso Reggae, do pop divístico ao alternativo:

Curtiu? Acha que faltou alguma música? Bom, fizemos umas playlist lá no Spotify e iremos atualizá-la sempre que alguma dica surgir ou lembrarmos de outra faixa!

Por Qual a Grande Ideia?


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque