news

Documentário sobre Paulo Autran terá première mundial no 45° Festival de Cinema de Gramado


A obra traz um retrato de um dos maiores atores brasileiros de todos os tempos e será exibida amanhã, no Palácio dos Festivais.

Este ano completa 10 anos da morte do astro Paulo Autran, oportunidade para resgatar passagens marcantes do ator, relembrar suas grandes obras e história, que se confunde com a história do teatro nacional. Um ator dessa magnitude não pode ser esquecido!

Quem estiver no Festival de Cinema de Gramado amanhã (21/08), poderá conferir a estreia mundial do documentário “Paulo Autran – O Senhor dos Palcos” que acontecerá às 14h, no Palácio dos Festivais. O filme, dirigido por Marco Abujamra, retrata a vida de Paulo Autran com foco principal na paixão do ator pelo teatro. Aborda também temas como as companhias teatrais, a criação do Teatro Brasileiro de Comédia e reflexões sobre a arte do ator.

“A paixão do Paulo pelo Teatro é transmitida no filme de maneira sensível e ao mesmo tempo provoca uma reflexão mais ampla sobre como conduzimos nossos sonhos; se nos arriscamos ou se nos acuamos diante da dificuldade de entrega.”, diz Mariana Marinho, produtora executiva do filme.

O diretor Marco Abujamra explica que documentário cria um recorte de como Autran percebia sua profissão, através da análise das montagens das peças “A Tempestade” e “Rei Lear”, de Shakespeare; e Solness – O Construtor, de Ibsen, por seus diretores (respectivamente Paulo de Moraes, Ulysses Cruz e Eduardo Tolentino).

image006 - Paulo Autran
Foto de Divulgação

O longa conta com cenas históricas de filmes e peças, trechos de entrevistas escritas e de uma autobiografia inédita. Os atores Bete Coelho, Patrícia Selonk, Gustavo Machado e Bruce Gomlevsky, reproduzem os textos. Reflexões de Paulo Autran sobre a arte do ator, sua carreira, vida, morte e desafios profissionais e pessoais não faltam.

Depoimentos de José Celso Martinez Corrêa, Karin Rodrigues e Mauro Farias, detalham e reconstroem facetas do ator e do meio teatral brasileiro. Ao final, o depoimento histórico de Fernanda Montenegro, onde ela lê uma troca de cartas emocionante, a poucos dias da morte de Paulo Autran, e faz uma reflexão profunda sobre sua importância para o teatro brasileiro.

Uma homenagem merecida para uma das peças fundamentais do nosso teatro, o grande ator Paulo Autran.

image004 - Paulo Autran
Foto de Divulgação

Ficha técnica “Paulo Autran – O Senhor dos Palcos”:

Diretor: Marco Abujamra
Produtora Executiva: Mariana Marinho
Diretor de Fotografia: Luis Abramo
Montagem: Thiago Arruda e Marco Abujamra
Atores: Bete Coelho; Bruce Gomlevsky; Patricia Selonk; Gustavo Machado
Exibidor: Canal Curta
Tempo de duração: 82 minutos

Por Natália Brandão

 

 


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque