zoom

Especial Ed Sheeran: álbuns, shows, Taylor Swift e muito sucesso


A rápida explosão de um dos maiores sucessos do pop da atualidade

Foi em meados do ano de 2011 que começamos a ouvir falar de Ed Sheeran. O cantor, que havia saído de uma pequena cidade e se mudado para Londres, tinha acabado de lançar seu primeiro trabalho completo (sem contar EPs) como cantor profissional, um álbum chamado Plus. Sem muito alarde, o público começou a perceber que se tratava ali de um exímio compositor, um talentoso letrista e um sofisticado cantor. Sua voz era diferente, soava emocional, mas com uma sutileza impressionante. De fato, era algo sofisticado.

De 2011 para cá, muita coisa mudou na vida de Ed. Conquistas, milhões de álbuns vendidos, shows grandiosos (que chegaram a incomodar Noel Gallagher), parcerias poderosas, turnês pelo mundo e uma parada estratégica para recarregar as baterias.

Álbum de estreia

Sem dúvida alguma, o trabalho de estreia de Ed Sheeran é um dos melhores destes últimos 10 anos na música pop mundial. Com canções bem trabalhadas, como “The A Team”, “Lego House” e “Give me Love”, o álbum é uma experiência sonora das mais agradáveis. Lançado em meados de 2011, o disco estreou no topo da UK Albums Chart com a primeira semana com vendas superiores a 102 mil cópias. O álbum vendeu 1,5 milhões de cópias no Reino Unido e foi certificado como disco de platina pela British Phonographic Industry (BPI).

Ed Sheeran precisou de um trabalho somente para entrar para o topo do mercado. Muitos cantores e bandas o convidavam para participações especiais e uma das que mais chamou atenção foi a parceria de Ed com os rapazes do Snow Patrol. Em alguns shows da banda irlandesa Ed era chamado para dividir os vocais com o vocalista Gary Lightbody.

Taylor Swift

O ano de 2012 foi mais que especial para o ruivo mais famosos do mundo atualmente. Sua popularidade nos Estados Unidos aumentava a cada dia e sua voz chegava aos ouvidos mais diversos, sendo que um deles era muito especial: Taylor Swift. A cantora americana, já mega famosa, conheceu e imediatamente virou fã do cantor, chamando-o para abrir parte de sua turnê (a Red Tour), nos Estados Unidos. Era o empurrão que faltava para Ed conquistar o mundo. Meses depois ele fez três marcantes shows no Madison Square Garden e Taylor apareceu para dar uma canja e retribuir os laços de amizade que os dois criaram.

Parcerias

Mas não foi só de Taylor Swift que Ed Sheeran viveu. Duetos com Elton John, Gary Lightbody, John Mayer e muitos outros fizeram do artista um dos mais festejados dos últimos anos. Outra parceria, esta com o cantor e super produtor Pharrel Williams, rendeu o primeiro – e marcante – single de seu segundo álbum.

X

Foi com este título que chegou ao mercado mundial, em junho de 2014, o segundo álbum do cantor Ed Sheeran. E chegou com tudo: o primeiro single, “Sing”, foi apresentado à exaustão em programas americanos, incluindo ai uma apresentação grandiosa no The Voice, reality show que Ed Sheeran é quase sócio, foram inúmeras as vezes que o cantor se apresentou por lá.

O segundo single do álbum, “Don’t”, também foi um sucesso mundial, atingindo o número 8 no Reino Unido. “Thinking Out Loud” teve lentamente sua notoriedade, sendo o segundo single número 1 de Sheeran no Reino Unido e número 2 nos Estados Unidos.

Em dezembro de 2014, o Spotify nomeou X o álbum mais transmitido no mundo para 2014, acumulando mais de 430 milhões de streams para o ano. No Grammy de 2015, X foi nomeado para Melhor Álbum Vocal Pop e Álbum do Ano.

Veja agora alguns dos principais videoclipes de Ed Sheeran

Por Cabine Cultural


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque