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Morra de Rir


Criado por Will Ferrell, o site “Funny or Die”, maior fenômeno da comédia na internet americana, invadiu o Brasil com elenco de comediantes e celebridades nacionais.

Criado por Will Ferrell, “Funny or Die”, maior fenômeno da comédia na internet americana, invade o Brasil com elenco de comediantes e celebridades nacionais

A versão brasileira estréia com vídeos exclusivos estrelados por Ivete Sangalo, Sabrina Sato, Preta Gil, Luana Piovani, Fernando Caruso, Bruno Motta, Rogéria, Luís Miranda, Danilo Gentili, Diogo Portugal, Fábio Porchat, Paulinho Serra, DEZNecessários, Marcela Leal, entre outros, além dos vídeos enviados pelos internautas brasileiros.

“Cria” do Saturday Night Live, maior programa de humor da TV americana e estrela de filmes como Mais Estranho que a Ficção, Starsky & Hutch, A Feiticeira, entre outros, o  comediante Will Ferrell descobriu uma maneira quase que instantânea de fazer vídeos de comédia virarem febre na Internet, tudo com pouca verba, muita criatividade e claro, humor em doses cavalares.

Will e Adam McKay – fundadores do Saturday Night Live – há tempos procuravam uma maneira de se comunicar diretamente com seu público sem passar pelos estúdios ou super produções cinematográficas. Convidaram então o diretor Judd Apatow, um dos maiores nomes da comédia americana na atualidade (“O Virgem de 40 Anos”), para empreender um novo negócio, uma idéia que pudesse revolucionar a comédia, unir atores, criadores e internautas. Assim nasceu o portal “Funny or Die”.

Bingo !

Quando viram, ”Funny or Die” havia virado mania entre os internautas nos EUA e em diversas partes do mundo. Agora o projeto chega a diferentes países com conteúdo e profissionais locais.

A grande revolução chegou através do vídeo The Landlord criado por Adam McKay e estrelado por Will Ferrell, no qual uma garotinha “marrenta” e desbocada de apenas 2 anos bate à porta para cobrar-lhe o aluguel. O vídeo, considerado ”anti-Hollywood” e de produção caseira, acabou sendo visto por mais de 60 milhões de pessoas em todo o mundo.

O sucesso do vídeo atraiu para o portal a sociedade com a empresa americana CAA (Creative Artists Agency) – maior agência de talentos do mundo –, e junto com ela dezenas de celebridades do cinema, teatro e televisão, que encontraram no portal Funny or Die um canal independente e de acesso direto aos seus fãs. Atualmente a lista de colaboradores conta com nomes como Danny DeVito, Bill Murray, Cameron Diaz, Eva Longoria, Jack Black, Sarah Silverman, Olivia Munn, John C Reilly, James Franco, John Mayer, Will Arnett, Chris Henchy, Fergie, entre outros.

 

O Brasil vai morrer de rir

A missão original dos criadores de  “Funny or Die” agora é dividida com o público e comediantes do Brasil, primeiro país a ganhar uma versão própria.

“Morra de Rir” – “made in Brazil” – conta com a direção de criação de Rodrigo Pitta, sócio da agência Cria.Lab, responsável por reunir os novos talentos da comédia nacional e escalar o curioso elenco.

“O Brasil vive um grande momento da comédia,”Morra de Rir” é com certeza uma das maiores iniciativas de produção de conteúdo para Internet já realizadas no Brasil. O país foi escolhido por ter um grande humor e ótimos comediantes, nosso time de profissionais e atores atende a essa demanda”, diz Pitta.

O casting de artistas fundadores e colaboradores do portal reúne estrelas da música, comediantes, astros da televisão e teatro, além de revelações e sucessos recentes da Internet. São nomes como Ivete Sangalo, Sabrina Sato, Luís Miranda, Danilo Gentili, Diogo Portugal, Fábio Porchat, Marcela Leal, Preta Gil, Luana Piovani, Fernando Caruso, Rogéria, Bruno Motta, DEZNecessários, Paulinho Serra, entre outros.

A história do portal Funny or Die foi construída nos Estados Unidos através de parcerias com os melhores comediantes e roteiristas. No Brasil a empresa contratou profissionais de diversas áreas e construiu uma base própria de produção, incluindo roteiristas, diretores, produtores e artistas, que criam diariamente conteúdos inéditos e originais, filmados em high definition (HD).

Matar ou morrer de rir? Eis a questão…

Mas o  sucesso é fruto da  combinação de conteúdo  exclusivo criado pelo portal e  vídeos  enviados pelos usuários. O público passou a fazer uploads de vídeos de comédia, e assim, revelar o próprio talento. Além disso, foi criado um original sistema de votação no qual os próprios usuários votam nos vídeos que “vivem” ou “morrem” no site, ou seja, se o vídeo é engraçado ele permanece ativo e poderá alcançar a “imortalidade”, por outro lado, se for considerado “sem graça”, vai para o “túmulo”.

Atualmente o portal possui mais de 40 mil vídeos e 5 milhões de novos usuários por mês.

“Diariamente os internautas brasileiros terão acesso a novos vídeos exclusivos ou enviados pelos usuários, é como se o portal fosse um canal com diversas opções de programas” afirma Paulo Felisbino, diretor de produção do Morra de Rir.

Fazer rir é negócio sério

O projeto Funny or Die recebeu investimentos de 20 milhões de dólares por intermédio do Sequoia Capital, mais importante fundo de investimentos em tecnologia do mundo, com ativos de 6.5 bilhões de dólares, 14% de participação na bolsa eletrônica NASDAQ e fundador de empresas como Apple, Google, YouTube, Yahoo! e Cisco. Recentemente o portal foi avaliado em 100 milhões de dólares, logo após ter vendido 10% das ações à HBO em junho.

Agora a empresa expande seus domínios e o Brasil é o primeiro mercado a receber uma versão exclusiva do portal, mas operações na Inglaterra e a China já foram programadas para o final deste ano. “O Brasil já é a quinta população de Internet no mundo e cresce de forma impressionante, por isso foi escolhido para iniciar as operações internacionais da empresa”, afirma Marcelo Camberos, diretor internacional de desenvolvimento de negócios.

Maurício Duarte, diretor geral das operações no Brasil, afirma que o portal abre um leque muito grande de novas oportunidades de negócios: “o Brasil está definitivamente na rota de grandes investidores internacionais”, e complementa, “o portal oferece uma nova opção de canal para artistas e marcas se comunicarem diretamente com seus fãs e consumidores”.

Os modelos de negócios do portal no Brasil estão baseados na venda de publicidade online e na produção de conteúdos exclusivos em vídeo para distribuição “multi-plataforma”, ou seja, Internet, celulares, cinema, televisão, canais de mídia indoor e novas mídias. A empresa aposta no grande tráfego do portal no Brasil – a exemplo do que ocorre nos Estados Unidos – e também na originalidade da produção de conteúdos exclusivos para atrair as grandes marcas e anunciantes de Internet.

Em pesquisa publicada recentemente pelo Ibope/NetRatings, o número de pessoas com acesso à internet no Brasil passou pela primeira vez de 40 milhões no primeiro trimestre, atingindo 41,6 milhões de pessoas. Esse total de internautas inclui pessoas que acessam a Internet em casa, no trabalho, na escola e em outros locais. Na mesma pesquisa, os usuários de Internet residenciais brasileiros navegaram em média 23 horas e 48 minutos no mês de maio, conferindo ao Brasil o título de “campeão” nesse quesito entre os dez países pesquisados pelo Ibope//NetRatings.

www.morraderir.com.br


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