press

“Nuevo Ballet Español” traz a intensidade e a magia da dança flamenca ao Brasil


A mais inovadora companhia do cenário espanhol chega ao Brasil em setembro com seu novo espetáculo – “Cambio de Tercio”

 

A intensidade e a magia da dança flamenca apresentados por uma das mais modernas e inovadoras companhias de dança do novo cenário espanhol: assim é “Cambio de Tercio”, um dos mais recentes espetáculos da companhia Nuevo Ballet Español, que chega aos palcos do país em setembro como a terceira atração do ano da Temporada de Dança Dell’Arte 2012.

A turnê brasileira passará por Belo Horizonte (Palácio das Artes, 22 de setembro), São Paulo (Teatro Geo, 25 e 26 de setembro) e Ribeirão Preto (Theatro Pedro II, 27 de setembro), apresentado por VIVO EM CENA, com patrocínio da Telefônica / VIVO e apoio da Cielo. Em Belo Horizonte, as apresentações contarão ainda com o apoio institucional do Instituto Unimed BH.

Conhecidos por traduzir o clássico em releituras modernas, os premiados coreógrafos Ángel Rojas eCarlos Rodríguez, criadores, coreógrafos e dançarinos de “Cambio de Tercio”, entram em cena acompanhados por quatro bailarinas e apresentam diversos estilos da dança espanhola: cantiñas, sevilhanas, fandangos, rumbas, bamberas, bulerias, tanguillos e seguidillas. O espetáculo é dividido em três partes, com solos, duetos e ensembles, onde tradição se conjuga com modernidade e contemporaneidade.

Um show à parte fica por conta do requintado figurino, com seus característicos xales e caudas, e da iluminação, que acrescenta ainda mais carga dramática à interpretação dos dançarinos. Os músicos em cena interagem com o elenco, criando uma atmosfera ainda mais dinâmica e sedutora.

Rojas & Rodríguez caracterizam-se por dar aos seus espetáculos um cunho pessoal e muito peculiar. Depois de fundarem a companhia, em 1995, foram agraciados com diversos prêmios como o Prêmio UP de Dança para Melhor Companhia de Dança Espanhola e Flamenco (2000), prêmio para Melhor Espectáculo Musical do Ano (Don Juan, 2004), Prêmio de Cultura na categoria de dança atribuído pela Comunidade de Madrid (2006) e o Prêmio Cidade de Móstoles 2007, entre outros.  Em 2007 foram  convidados a  coreografar para o Ballet Nacional de España. O espetáculo estreou em Madrid, em outubro de 2009, e tem excursionado o mundo desde então, colhendo elogios da crítica. Nas palavras de Roger Salas, do jornal espanhol El Pais, Rojas e Rodríguez “são o que temos de melhor em sua geração”.

“Rojas y Rodríguez, bailarinos e coreógrafos madrilenos, têm claras suas inovadoras propostas estéticas, sua aposta pelo atrevimento e pela modernidade na indumentária e na cenografia; na contemporaneidade na música e na qualidade e personalidade própria.” El Mundo

Além das apresentações em Belo Horizonte, São Paulo e Ribeirão Preto, a turnê brasileira ainda passará pelo Rio de Janeiro, (Teatro Casagrande, 18 e 19 de setembro) e por  Salvador (Teatro Castro Alves, 29 de setembro)

Cambio de Tercio

A expressão “Cambio de tercio” vem do mundo das touradas e se refere à mudança entre as três fases distintas da luta do toureiro com o touro. Geralmente o termo se aplica também a uma mudança de direção. “Cambio de Tercio” foi concebido pelos bailarinos e coreógrafos Rojas e Rodríguez e representa uma evolução dos dois jovens co-fundadores do Nuevo Ballet Español, afastando-se das primeiras criações da dupla, muito focadas na energia e sensualidade da dança.

Cambio de Tercio” é constituído por dez quadros cênicos de diferentes durações, nos quais a figura do bailarino é apresentada como a matéria que se transforma e se veste para cada bailado e cada peça. Os coreógrafos desfilam uma variedade de peças e movimentos, mudanças de estilo, de vestuário e de “palos flamencos”, levando ao palco uma forte vibração em cada coreografia.

Baseado na dança clássica espanhola e no flamenco, “Cambio de Tercio” apresenta uma mescla peculiar de estilos que  Rojas e Rodríguez , ao lado de suas quatro bailarinas e de seis músicos, consideram como seu melhor espetáculo juntos, contando com uma criteriosa seleção de figurino e iluminação especialmente desenhada para garantir um efeito visual único.

Nuevo Ballet Español

A companhia Nuevo Ballet Español nasceu em 1995, a partir do encontro de dois jovens bailarinos madrilenos com larga experiência de palco: Ángel Rojas e Carlos Rodríguez. Ambos estrearam como profissionais após se formarem com mestres excepcionais como José Granero, Luisillo e Rafel Aguilar. Seus destinos se aproximaram quando receberam, em 1994, o “Prêmio de Melhor Bailarino Revelação do Concurso Nacional de Coreografia”, passando a integrar, como solistas, a companhia de José Antonio Ruiz, os “Ballets Españoles”.

Rojas e Rodríguez desenvolvem sua paixão e imenso talento experimentando novas formas do flamenco, na criação e interpretação dos espetáculos estreados pela companhia “Nuevo Ballet Español”. A projeção internacional chegou com “Flamenco Directo”, em 1998, uma proposta original que abordava o flamenco tradicional sob uma concepção moderna.

Ao longo de doze anos de trajetória, encenaram o clássico e o contemporâneo, farrucas, fandangos, alegrias, vaqueiros e “batas de cola”, preservando sempre a integridade do flamenco. Criaram espetáculos originais como “Gallo de Pelea”, “NBE x 5” e “Furia” em 2000, ano em que a companhia recebeu o “Premio UP de la Danza” para  Melhor Companhia de Dança Espanhola e Flamenco.

Em 2001, a companhia realiza um programa para a televisão pública norte americana PBS – Public Broadcasting Station, com uma seleção de suas melhores coreografias, ampliando a companhia para 24 bailarinos e 13 músicos. O programa foi transmitido nos meses de fevereiro e março de 2002, sob o título “Fury”, para mais de dezoito cidades do país, entre elas Nova York, Miami, Boston, Chicago e Filadélfia. Neste mesmo ano foram finalistas no Festival de Televisão de Monte Carlo.

“Romeu e Julieta” colocou em foco, a nível nacional e internacional, em 2003, uma obra de dança-teatro que conjugava vários estilos e marcou de maneira particular a concepção dos dois artistas sobre o flamenco e a dança espanhola.

Em 2004, Rojas e Rodríguez coreografam o musical Don Juan, uma produção franco-canadense, que recebeu o prêmio de “Melhor Espetáculo Musical do Ano”. Posteriormente fundem suas apaixonadas raízes em “Tierra”, um espetáculo que reivindica a necessidade imperiosa de conseguir um mundo melhor. Em 2006 estreia “El Alma”, um compêndio de algumas de suas melhores produções, onde se fundem estilos em sua deslumbrante maneira de interpretar o flamenco.

Em 2007 recebem o encargo de realizar sua primeira coreografia para o Ballet Nacional de España, “Dualia”, com música original de José Nieto, que tem Rojas e Rodríguez como artistas convidados nos papéis principais. A coreografia volta a ser maravilhosamente recebida por crítica e público, voltando a exibir a qualidade, beleza e sintonia de Rojas e Rodríguez na hora de criar seus espetáculos.

Desde o final de 2006, o “Nuevo Ballet Español” de Rojas e Rodríguez é a companhia residente da cidade de Móstoles. Em maio de 2008, a Comunidade de Madri encarrega a companhia de criar um espetáculo para comemorar o Bicentenário da Guerra de Independência, chamado “Baile de Máscaras”, uma mescla de dança flamenca e teatro, com músicos ao vivo e um elenco de doze bailarinos.

Desde 2008 a companhia visitou países como Holanda, Bélgica, Portugal, Chipre, Inglaterra, Macau (China), Alemanha (Düsseldorf e Berlim), França, Portugal, Grécia, Rússia, Letônia, Polônia, República Tcheca, Itália, Finlândia e México, entre outros. Os anos de 2010 e 2011 foram assinalados pelo êxito da Companhia em turnês internacionais com “Sangre Flamenca” em cidades como Seul, Hong Kong e o pavilhão da Espanha na Exposição Internacional de Shangai; assim como a apresentação da temporada de seu espetáculo “Cambio de Tercio” no Teatro de la Latina.

Ángel Rojas e Carlos Rodríguez

Natural de Madri, Ángel Rojas nasceu em 1974, estreou como profissional aos 16 anos e integrou o Ballet Teatro Español. Foi selecionado para participar do espetáculo “Hamlet” do Ballet Español de Madrid, sob a direção artística de José Granero. Em 1992 passou a integrar o Ballet Flamenco de Antonio Canales, dançando no espetáculo “A ti Carmen Amaya”, onde desempenhou o papel de touro no número Torero. Prosseguiu com um tributo a Escudero no Ballet Nacional Cubano dirigido por Rosario Suarez, participando ainda da “Gala Greco-Romana” e da “Gala des Étoiles de Montréal”. Coreografou “La Zapatera Prodigiosa”, baseada na obra homônima de Garcia Lorca, ao lado de Rodriguez e de Alicia Mantaras para o Teatro de la Danza de Madri. Em 1994 foi artista convidado da companhia de Victor Ullate.

Carlos Rodríguez nasceu em 1975, em Madri, e aos 13 anos era finalista da audição do Ballet Nacional de España. Posteriormente dançaria para a companhia de Rafael Aguilar (Teatro Español), Ballet de Zambra e Ballet Español de Madri, sob a direção de José Granero. No quadro da Expo de Sevilha de 1992 participou do espetáculo “La Petenera”, dirigido por Emilio Hernandez, após o que se apresentou em “Chorizos y Polacos” no Teatro de la Zarzuela. Esteve presente no Festival da Oti em 1992 e 1993, e foi bailarino convidado do Real Conservatório. Seguiu-se a participação como bailarino solista no Ballets Españoles, onde coreografou “La Zapatera Prodigiosa” com Rojas e Alicia Mantaras.

Em 1994, os dois dividiram o prêmio de Melhor Bailarino no Concurso Nacional de Flamenco. A partir de 1995, ambos passaram a trabalhar juntos e fundaram o Nuevo Ballet Español, onde criaram um programa diferente a cada ano. A última produção da dupla, recém-estreada, é uma nova versão de “Amor Brujo” de Manuel de Falla.

Programa Cultural Vivo EnCena

Programa cultural da Vivo para as artes cênicas, estimula a conexão  de projetos e promove o intercâmbio de pessoas em diferentes estágios de suas carreiras. O teatro é pensado além do espetáculo, sendo estabelecida uma rede de ações de difusão, circulação, mobilização e formação por todo país, compartilhando histórias inspiradoras, conceitos inovadores e ideias transformadoras no âmbito das artes cênicas.

O Vivo EnCena é realizado há dois anos, está presente em 18 Estados do país e já patrocinou mais de 50 projetos continuados, além de realizar projetos próprios e a curadoria do Teatro Vivo e do Grande Auditório do MASP, na cidade de São Paulo. O programa utiliza o teatro como ferramenta de acesso, reflexão, inclusão, autonomia e transformação com o objetivo de trazer resultados positivos sobre a trajetória e sustentabilidade de todos.

Serviço

Belo Horizonte

Dia: 22 de setembro (sábado)
Hora: 21h

Apresentação: VIVO ENCENA
Patrocínio: Telefônica / VIVO
Apoio: Cielo e Instituto Unimed BH

Local: Palácio das Artes
Endereço Teatro: Avenida Afonso Pena 1.537, Centro.
Programa: Cambio de Tercio

Vendas:
– Palácio das Artes – Informações: (31) 3236-7400
– Bilheteria segunda-feira a sábado, de 10h às 21h, e aos domingos e feriados, de 14h às 20h

Site: http://www.fcs.mg.gov.br/home/default.aspx

Classificação etária: 10 anos

http://www.ingresso.com.br/br/teatro/porpeca.asp?T_IDCIDADE=00000021&Busca=1&IdEspetaculoBusca=00024108&IdCidadeCompra=00000021

Preço:

  • Plateia I – R$ 80,00 (430 lugares)
  • Plateia II – R$ 80,00 (624 lugares)
  • Plateia superior – R$ 60,00 (500 lugares)

Duração: 85 min (sem intervalo)

Debates Vivo EnCena – O Flamenco Tradicional sob uma Concepção Moderna

Com os coreógrafos e bailarinos Ángel Rojas e Carlos Rodríguez. Mediação da gestora em dança e coreógrafa Iracity Cardoso.

A partir da prática do Nuevo Ballet Español, que trabalha o flamenco sob uma concepção moderna, a proposta do debate é promover uma discussão sobre o processo de criação e seus limites, sem perder a essência que o caracteriza. Por outro lado, relacionar a questão da subversão nas linguagens da dança e o olhar que caracteriza o “contemporâneo” hoje no Brasil.

21 de Setembro às 17h – Palácio das Artes – Belo Horizonte (MG)

Entrada Franca (Abertura da sala 1h antes do Debates)

São Paulo

Dia: 25 e 26 de setembro (terça e quarta-feira)
Hora: 21h

Apresentação: VIVO ENCENA
Patrocínio: Telefônica / VIVO
Apoio: Cielo

Local: TEATRO GEO
Endereço Teatro: Av. Faria Lima, 201 – acesso pela Rua Coropés, 88, Pinheiros, zona oeste.

Vendas:
– Bilheteria: Rua dos Coropés, 88, Pinheiros (11) 3728-4930 Terça, quarta e domingo das 12h às 20h Quinta e sábado das 12h às 21h Sexta das 12h às 21h30
– Site: http://www.showcard.com.br/site/categoria/index/cat_codigo/29

Classificação etária: 10 anos

Preço:

  • Platéia: R$ 160,00
  • Balcão R-T: R$ 100,00
  • Balcão U-V: R$ 60,00

Duração: 85 min (sem intervalo)

Ribeirão Preto

Dia: 27 de setembro (quinta-feira)
Hora: 21h

Local: THEATRO PEDRO II
Endereço Teatro: Álvares Cabral, 370 Ribeirão Preto.

Apresentação: VIVO ENCENA
Patrocínio: Telefônica / VIVO
Apoio: Cielo

Vendas:
Bilheteria do Theatro Pedro II – Rua Álvares Cabral, 370 – Ribeirão Preto.
Fone: (16) 3977-8111 – De Segunda a Sexta-Feira: das 10h às 19h
Aos Sábados: das 10h às 14h (Quando não houver espetáculo) Em dia de Espetáculo, haverá funcionamento da bilheteria das 10h até o início do evento.Ribeirão Shopping – Av. Coronel Fernando Ferreira Leite, 1.540 – Ribeirão Preto. Segunda-feira a sábado das 14h às 19h

Novo Shopping Av. Presidente Kennedy, 1.500 – Ribeirão Preto. Segunda-feira a sábado das 14h às 19h

Shopping Santa Úrsula Rua São José, 933 – Ribeirão Preto. Segunda-feira a sábado das 14h às 19h

Site: http://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/fundacao/teatro/i36ingressos.php

Classificação etária: Livre

Preço:

  • Plateia – R$80,00
  • Balcão nobre – R$80,00
  • Balcão simples – R$50,00
  • Galeria – R$30,00
  • Frisa – R$80,00

Duração: 85 min (sem intervalo)

Debates Vivo EnCena – O Flamenco Tradicional sob uma Concepção Moderna

Com os coreógrafos e bailarinos Ángel Rojas e Carlos Rodríguez. Mediação da gestora em dança e coreógrafa Iracity Cardoso.

A partir da prática do Nuevo Ballet Español, que trabalha o flamenco sob uma concepção moderna, a proposta do debate é promover uma discussão sobre o processo de criação e seus limites, sem perder a essência que o caracteriza. Por outro lado, relacionar a questão da subversão nas linguagens da dança e o olhar que caracteriza o “contemporâneo” hoje no Brasil.

27 de Setembro às 17h – Teatro Pedro II – Ribeirão Preto (SP)

Entrada Franca (Abertura da sala 1h do Debates)

Rio de Janeiro

Dia: 18 e 19 de setembro (terça e quarta-feira)
Hora: 21h

Apresentação: UNIMED
Apoio: Cielo

Local: OI CASAGRANDE
Endereço Teatro: Rua Afrânio de Mello Franco 290, Leblon.

Vendas:

– Bilheteria: (21) 2511-0800 3af e 4af – 15h às 20h / 5af e 6af – 15h às 21h30 sáb -15h às 22h / dom – 15h às 19h30
– Disque Dell`Arte: 4002-0019

Site:http://www.ingresso.com.br/br/teatro/porPeca.asp?T_IDCIDADE=00000002&Busca=1&IdEspetaculoBusca=00024108&DataBusca=30/07/2012&IdCidadeCompra=00000002

Classificação etária: 10 anos

Preço:

  • Camarote                           R$ 160,00
  • Platéia                                R$ 160,00
  • Balcão A-J                         R$ 100,00
  • Balcão K-N                         R$ 60,00

Duração: 85 min (sem intervalo)

Salvador

Dia: 29 de setembro (sábado)
Hora: 21h

Local: Teatro Castro Alves
Endereço Teatro: Praça Dois de Julho s/n – Campo Grande

Vendas:

– Teatro Castro Alves: (71) 3117-4849 – Todos os dias de 12h às 18h

Site: http://www.tca.ba.gov.br/

Classificação etária: 10 anos

Preços:

  • Setor A (filas de A a P) – R$ 100,00
  • Setor B  (Q a Z ) – R$ 80,00
  • Setor C ( Z-1 a Z-11) – R$ 60,00

Duração: 85 min (sem intervalo)


Este evento é realizado pela empresa DELL'ARTE SOLUÇÕES CULTURAIS, que responde pela promoção, produção e organização do evento em geral. Qualquer assunto relacionado à venda de ingressos deve ser tratado diretamente com a empresa responsável por sua comercialização.
A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.


Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque