zoom

Os 10 melhores filmes de 2016


Escolhemos e indicamos dez de alguns dos filmes que mais apareceram nas listas de melhores do ano

Dezembro é tempo de retrospectiva. Remonta-se tudo o que foi feito durante os doze meses anteriores para, dali, eleger as melhores experiências e tirar alguma reflexão. No entretenimento não é diferente: o último mês chegou e já fomos sendo rodeados por listas que classificavam os melhores alguma coisa do ano. E, como uma série especial, fizemos uma pesquisa das produções que mais figuram nos rankings de revistas e portais como Entertainment Weekly, Variety, Hollywood Reporter, Rotten Tomatoes, Rolling Stone, New Yorker, Metacritic, IMDb e Adoro Cinema. Começando pelos filmes, veja abaixo:

1- Moonlight

Com direção e roteiro de Barry Jenkins e elenco com estrelas como Naomie Harris, Mahershala Ali, Trevante Rhodes e a cantora Janelle Monae, o filme conta a história de um jovem negro que cresce com uma falta de estrutura familiar e se descobre gay em meio à violência de Miami nos anos 80. O filme está com nota 99 no Metacritic, que é resultado do balanço das 48 críticas positivas que a produção recebeu. Além disso, foi listado como o 2º melhor filme do ano pela New Yorker e 3º pela Rolling Stone. Ainda não há data de lançamento no Brasil.


 

2- La La Land: Cantando Estações

Tido como a melhor produção do cinema em 2016 pela Variety e Rolling Stone, o musical de Damien Chazelle vem conquistando muitos admiradores e prêmios. A história retrata um caso de amor entre um pianista (Ryan Gosling) e uma atriz (Emma Stone), que passa por várias provações à medida que os dois vão crescendo entre a comunidade artística de Los Angeles. Estréia no Brasil em 19 de janeiro.


 

3- Manchester By The Sea (Manchester Á Beira-Mar)

O drama do diretor Kenneth Lonergan se centra no personagem de Casey Affleck (isso mesmo, irmão do atual Batman, Ben Affleck) que se vê forçado a voltar para a casa da família e cuidar do sobrinho depois da morte precoce de seu irmão. A performance do ator tem sido muito comentada e ele está cotado como um possível vencedor do Oscar. O filme é o terceiro melhor do ano para a Entertainment Weekly e Variety. A estréia é em 12 de janeiro.


 

4- Hell or High Water (A Qualquer Custo)

Uma família nada convencional do West Texas perde a fazenda em que mora, situação que obriga um ex-presidiário que tenta se recolocar na sociedade e um pai divorciado com dois filhos a assaltarem um banco para se reestabelecerem financeiramente. Com direção de David Mackenzie e elenco com Chris Pine, Ben Foster e Jeff Bridges, o filme tem 98% de aprovação da crítica e 89% da audiência no Rotten Tomatoes. Chega aos cinemas brasileiros no dia 2 de fevereiro.


 

5- Sully (O Herói do Rio Hudson)

Tom Hanks protagoniza o longa, com direção de Clint Eastwood, que retrata um incidente em que um piloto de avião foi forçado a realizar um pouso de emergência no Rio Hudson, em Nova Iorque, depois de uma pane, em 2009. Com estréia marcada para 15 de dezembro, o filme biográfico está em 3º lugar na lista da New Yorker e 6º para Owen Gleiberman, crítico da Variety.


 

6- Jackie

Natalie Portman vive Jacqueline Kennedy, ex-primeira dama dos Estados Unidos, que vira viúva inesperadamente e tem que lidar com o trauma da perda nos quatro dias que seguem o assassinato do marido, o então presidente John F. Kennedy. Portman, que já venceu o Oscar de Melhor Atriz por seu desempenho em Cisne Negro, de 2010, está cotada como a possível vencedora da categoria, mais uma vez. O filme, com direção de Pablo Larrain, ocupa o 5º na lista de Gleiberman, da Variety e chega às telonas brasileiras no dia 3 de março.


 

7- Elle

Filme europeu, do diretor Paul Verhoeven, com a bastante elogiada Isabelle Huppert no papel de uma executiva exigente que é atacada por um desconhecido e reage de forma inesperada. Em 6º lugar da lista do Hollywood Reporter, a produção chegou aos cinemas no dia 17 de novembro.


 

8- Moana: Um Mar de Aventuras

Primeira animação da lista, Moana é a nova aposta da Disney para conquistar o coração de pessoas de todas as idades. Ron Clements e Don Hall, mesmos diretores de Aladdin e A Pequena Sereia, apresentam uma jovem corajosa, filha do chefe de uma tribo na Oceania, que parte em uma jornada em busca de conhecimento dos seus ancestrais. Dwayne Johnson dá voz ao semideus Mauí, que a acompanha na busca. A produção está classificada com 8.1 no IMDb e estréia no Brasil no dia 5 de janeiro.


 

9- Aquarius

Não dava para terminar a lista sem falar do filme brasileiro mais comentado do ano. Com estréia no dia primeiro de setembro, o filme de Kleber Mendonça Filho se centra na situação delicada que a personagem de Sônia Braga, aposentada e viúva, vive. Ela é assediada e pressionada a vender seu apartamento para os responsáveis de uma construtora que planeja construir um novo prédio no espaço. A produção, que recebeu elogios internacionalmente, recebeu nota máxima (cinco estrelas) do Adoro Cinema e ainda figura na lista “Vale a pena assistir” do Hollywood Reporter.


 

10- Fences

Longa baseado na aclamada peça teatral homônima de August Wilson, o drama traz Denzel Washington, aqui diretor e ator, vivendo um catador de lixo frustrado por não ter realizado o sonho de se tornar um grande jogador de beisebol. O elenco ainda conta com Viola Davis como a esposa de Washington, que já venceu o Critics Choice, prêmio dado pela comunidade americana dos críticos especializados, de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel. Com estréia nos Estados Unidos marcada para o dia 25 de dezembro, ainda não existe uma data de lançamento no Brasil. O filme está com uma média 77 no Metacritic, até o momento.

A indústria cinematográfica esteve bastante aquecida durante o ano de 2016. Muita coisa foi feita, para todos os públicos e gostos, então várias ótimas e ainda não apreciadas produções não foram abordadas na lista. Esperamos que gostem das indicações. Em 2017 tem mais. Bons filmes! 😉

Por Hi Play


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque