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Quem escolhe os indicados para o Grammy? Os eleitores gerais decidem em apenas 12 das 84 categorias: saiba como funciona


Em 59 categorias, os comitês de revisão de nomeações têm a palavra final na determinação dos nomeados.

Você provavelmente sabe que os indicados finais ao Grammy nas chamadas categorias “Big Four” são determinados por um comitê de revisão de nomeações. E você deve estar ciente de que comitês semelhantes decidem os indicados finais em vários campos de gênero.

Mas você provavelmente ficará surpreso ao saber que os eleitores comuns do Grammy determinam os indicados finais em apenas 12 das 84 categorias.

Em 59 categorias gritantes, os eleitores comuns votam no primeiro turno e então os comitês de revisão de nomeações têm a palavra final na determinação dos nomeados.

As nomeações finais nas 13 categorias restantes são determinadas pelos chamados “comitês de construção – Craft Comittees”.

Com o 63º Grammy Awards anual acontecendo em em 14 de março – é um bom momento para explorar isso.

De acordo com a Recording Academy, é assim que funciona: em cada uma das categorias revisadas, os comitês de revisão de nomeações são apresentados com uma lista alfabética dos principais votantes por eleitores comuns. Eles então ouvem, discutem e votam. Somente seus votos determinam as nomeações finais.

A ideia da Recording Academy ao formar esses comitês era que os especialistas em cada um dos campos do gênero estariam mais aptos a serem realmente plugados e menos aptos a votar em favoritos sentimentais, grandes nomes ou best-sellers.

Mas a forte dependência da Academia de comitês levanta uma questão de justiça. É justo permitir que um pequeno grupo escolhido a dedo de insiders (cerca de 15-18 nas áreas de gênero, cerca de 25 ou mais nas chamadas categorias “Big Four”) questionem os desejos de uma academia de 14.000 membros?

A mudança para comitês de revisão de nomeações começou em 1989 com o clássico, seguido pelo jazz.

A abordagem do comitê foi adotada nas categorias “Big Four” – álbum, disco e música do ano, além de melhor artista novo – em 1995, depois que a polêmica irrompeu sobre algumas das indicações ao Grammy de 1994. Alguns argumentaram que as indicações do álbum do ano para Tony Bennett e The Three Tenors – e nenhum naquele ano para artistas alternativos ou de hip-hop – mostrou que os Grammy estavam fora da realidade.

Muitos outros campos de gênero passaram a ser revisados ​​por comitês nas duas décadas seguintes. Os campos mais recentes sob a égide do comitê são rock, dança / música eletrônica, rap, new age e música global (anteriormente conhecida como world music).

Os maiores campos (por número de categorias) em que as nomeações finais ainda são decididas pelos eleitores comuns são pop (com quatro categorias) e música para mídia visual (com três).

Os maiores campos (por número de categorias) em que os comitês de revisão de nomeações tomam as decisões finais são música American Roots e clássica (com oito categorias cada) e R&B, jazz e gospel / Música Cristã Contemporânea (com cinco cada).

Apesar da clara tendência geral de comitês de revisão de nomeações na maioria dos campos, as nomeações no pop  continuam a ser decididas pelos eleitores comuns.

As nomeações no campo do rock são revisadas por um comitê; as nomeações no campo alternativo não. Esses são campos distintos, mas há um grau significativo de sobreposição: cinco artistas ganharam as honras de álbum em ambos os campos: Beck, Coldplay, U2, Green Day e The Black Keys.

Em 13 categorias, as nomeações são determinadas por comitês de artesanato – que são diferentes dos comitês de revisão de nomeações, embora operem de forma semelhante. O maior campo (por número de categorias) em que um comitê de artesanato faz as determinações finais é Compondo / Organizando (3).

Em sete dessas 13 categorias de artesanato, os eleitores comuns votam no primeiro turno. Nos outros seis, os eleitores comuns não desempenham nenhum papel no processo de nomeações.

Dentro de um campo – produção, não clássico – existem duas abordagens sobre quem vota no primeiro turno. Em duas das categorias da área – melhor álbum de engenharia, não clássico e produtor do ano, não clássico – os eleitores comuns votam no primeiro turno. Na terceira – a melhor gravação remixada – os eleitores comuns não têm envolvimento.

De acordo com a Academia, o comitê de revisão de nomeações nas quatro categorias analisa as 20 principais escolhas de eleitores comuns, enquanto os comitês de revisão de nomeações nos comitês de gênero analisam as 15 principais escolhas de eleitores comuns. Nos comitês de gênero – mas não no comitê dos Quatro Grandes – eles têm a opção de substituir até dois dos candidatos listados por write-ins (desde que os write-ins tenham sido liberados no ano de elegibilidade).

Isso é projetado para dar aos lançamentos mais recentes, ou simplesmente entradas dignas que os eleitores possam ter perdido, uma segunda chance de qualificação.

Uma categoria, melhor álbum de áudio envolvente, não será apresentada este ano, devido a dificuldades na convocação de um comitê de construção apresentado pela pandemia COVID-19. Em uma solução única, as indicações para o 63º Grammy Awards anual nesta categoria serão anunciadas no próximo ano, além (e separadamente) das indicações para o 64º Grammy na categoria.

Aqui estão as 84 categorias atuais do Grammy, divididas em quatro agrupamentos com base em como a votação é conduzida. Eles são listados na ordem em que aparecem na cédula do Grammy.

1 – As nomeações finais são determinadas pelo voto direto dos membros votantes comuns (12 categorias) e os membros votantes comuns também votam no primeiro turno de votação:

Pop (incluindo Pop Tradicional) (4)

Alternativa (1)

Reggae (1)

Palavra falada (1)

Comédia (1)

Teatro Musical (1)

Música para mídia visual (3)

 

2 – As nomeações finais são determinadas por comitês de revisão de nomeações (59 categorias) e os eleitores comuns votam no primeiro turno:

Campo Geral (também conhecido como “Os Quatro Grandes”) (4)

Dança / Música Eletrônica (2)

Música Instrumental Contemporânea (1)

Rocha (4)

R&B (5)

Rap (4)

País (4)

Nova Era (1)

Jazz (5)

Gospel / Música Cristã Contemporânea (5)

Latim (4)

Música American Roots (8)

Global Music (anteriormente conhecido como World Music) (1)

Crianças (1)

Clássico (8)

Vídeo musical / filme (2)

 

3 – As nomeações finais são determinadas por comitês de artesanato ou construção – Craft Comittees (7 categorias) e os eleitores comuns votam no primeiro turno:

Compondo / Organizando (3)

Produção, não clássica (melhor álbum de engenharia, não clássica e produtor do ano, não clássica) (2)

Produção, Clássica (2)

 

4 – As nomeações finais são determinadas por comitês de artesanato (6 categorias) e os eleitores comuns não desempenham nenhum papel nessas nomeações:

Pacote (2)

Notas (frequentemente chamadas de Notas do Liner) (1)

Histórico (1)

Produção, não clássica (melhor gravação remixada) (1)

Produção, Áudio Imersivo (1)

 

Por Midiorama


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