zoom

“Sintonia”, da Netflix, surpreende como uma fiel inserção à periferia de São Paulo


A história conta a vida de Mc Doni e seus dois melhores amigos, Nando e Rita

Em agosto, a Netflix lançou a série “Sintonia” para todo o mundo. A série protagonizada por Mc Jottapê, Christian Malheiros e Bruna Mascarenhas vem ganhando os corações de quem curte funk, e até mesmo de quem não é tão fã do ritmo. A produção é uma idealização de Kondzilla, o mestre das produções de funk no Brasil, e também dono do maior canal brasileiro do Youtube.

A história se passa na Vila Áurea, periferia de São Paulo e uma homenagem à mãe de Kondzilla, e conta a vida de três adolescentes muito amigos e com muita ambição. Mc Doni é filho do dono de uma mercearia da comunidade e sonha em ser MC. Nando se envolve com o crime tendo uma filha e uma esposa para sustentar. Já Rita acaba se encrencando no primeiro episódio com sua amiga Cacau e procura maneiras de se dar bem na vida.

O mais incrível da série é a inserção na periferia de forma tão fiel. São diversas gírias e costumes, até nos pequenos detalhes de decoração e composição de set que tornam a Vila Áurea, que nem existe na vida real, ser tão autêntica. Isso mostra o quão diferente e única a vida dessas pessoas são. Estamos acostumados assistir diversas séries e novelas sobre favelas mas sempre de uma forma romantizada e até poética.

A inexperiência dos atores é algo que traz mais fidelidade ao roteiro. Não deixando a desejar, o elenco claramente faz parte do universo funk periférico paulista. Por exemplo, Mc Jottapê e Mc M10 recentemente estouraram com o hit ‘Sentou e Gostou’ no Brasil inteiro.

Outro ponto alto da produção é sua trilha sonora. ‘Te Amo Sem Compromisso’, ‘Ladrão da Noite’ e ‘Passei de Nave’ são viciantes! Sabe aquela música que você escuta pela primeira vez e já corre pra descobrir o nome? Então… As participações de Leila Moreno, como Mc Dondoka, e Mc Kekel, como ele mesmo, também ficaram super legais!

Ouça a trilha sonora:

“Sintonia” é uma surpresa do catálogo da Netflix. Uma produção brasileira que nos insere no contexto socioeconômico de um local que não estamos acostumados a ver em produções de grandes escalas. A primeira temporada está disponibilizada na plataforma de streaming e provavelmente vai ganhar novos episódios.

Bom, se você não acredita na gente, acredite na Maísa!

Por Alexandre Levy


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque