press

SWU 2011 – Atrações dos palcos principais


Veja abaixo as biografias e vídeos dos artistas confirmados para os Palcos Principais

 

swu_destaque

Peter Gabriel & The New Blood Orchestra

Sem dúvida um dos músicos mais criativos da história da música mundial, o britânico Peter Gabriel teve uma carreira marcada por inovações: no início do anos 70 foi um dos fundadores de uma das principais bandas da história do rock, o Gênesis – apenas com o Gênesis, sem contar sua carreira solo, vendeu 150 milhões de discos. Em 75 abandonou a banda, passando a flertar com gêneros como o pop e o folk. Em 77, lançou seu primeiro álbum solo. Nos anos 80, junto com músicos como David Byrne, consagrou-se como um dos principais nomes do gênero conhecido como world music, onde o pop ganhava contornos inusitados, como o batuque africano e a música indiana. Em 1986, tornou-se um superstar, com o lançamento do álbum So, que tinha hits como Sledgehammer, que até hoje mantém o título de clipe mais executado na MTV. Também criou a trilha sonora do filme Passion, de 1989, outro grande sucesso. Nos anos 90, Gabriel lança Us (1993) e mais de dez anos depois, lança Up (2004), com grande sucesso de crítica e público. O novo álbum de Peter Gabriel, “Scratch My Back”,  foi lançado em fevereiro deste ano, com covers orquestradas (somente instrumento de cordas e vocais) de David Bowie, Paul Simon e Neil Young, entre outros. Desde março deste ano, Peter está excursionando com a The New Blood Orchestra, com um show sem guitarras e baterias que já foi visto em toda a Europa e foi considerado pela crítica como “imperdível”.

Site oficial: http://www.petergabriel.com

Megadeth

Considerada uma das maiores bandas do gênero conhecido como thrash metal, o Megadeth foi fundada nos Estados Unidos em 1983 pelo vocalista e guitarrista Dave Mustaine, que fez parte do Metallica. Desde sua criação, a banda lançou doze álbuns de estúdio, quatro álbuns ao vivo, dois EP e cinco compilações. Embora tenha conquistado a fama rapidamente, a banda ficou famosa no início devido a seus constantes problemas de troca de formação – em 24 anos de atividade, 20 músicos já tocaram comMustaine, o único presente em todas as formações. Após conseguirem se estabilizar, lançaram diversos álbuns premiados com discos de ouro e platina e foram indicados ao Grammypelo CD Countdown To Extinction em 1992. Em 2002 o grupo foi dissolvido, após Mustaine descobrir uma séria lesão no nervo do braço esquerdo, mas após dois anos de longa fisioterapia, foi declarado recuperado e decidiu voltar a ativa com o lançamento de The System Has Failed. Desde então, a banda lançou outros dois álbuns: United Abominations (2007) e Endgame (2009). O grupo já vendeu mais de 25 milhões de álbuns. Em 2010 participaram da turnê Big Four, que reunia os quatro maiores expoentes do thrash metalno mundo (além do Megadeth, as bandas Metallica, Slayer e Anthrax).

Site oficial: http://www.megadeth.com

The Black Eyed Peas

Misturando hip hop, música eletrônica e R&B, o The Black Eyed Peas se tornou, em apenas 16 anos de existência, um dos mais importantes grupos musicais da atualidade. Formado na Califórnia em 1995 e composto por Will.I.Am, Apl.de.ap, Taboo, e Fergie, a banda já vendeu mais de 30 milhões de álbuns e 41 milhões de singles em todo o mundo. Desde 2003, com o lançamento de Elephunk, o grupo nunca mais saiu das paradas. Em 2009, tornaram-se um dos 11 artistas na história a conseguir ter hitsno primeiro e segundo lugares da parada Billboard Hot 100. Apenas este ano, os hits do grupo estiveram no topo das paradas por 30 semanas consecutivas. Outro hit, “I Gotta Feeling”, tornou-se o primeiro single a vender mais de 1 milhão de downloads no Reino Unido. Em fevereiro de 2011, o grupo se apresentou no Super Bowl.  O segundo single do álbum “The Beginning”, lançado em 2010, foi “Just Can’t Get Enough”, cujo vídeo foi filmado no Japão uma semana antes do terremoto de 2011. A canção foi dedicada a amigos e à população do país. Além de dezenas de outros prêmios em todo o mundo, o The Black Eyed Peas já ganhou seis vezes o Grammy Award. Depois de passar pelo Brasil no ano passado com uma turnê Th End lotando estádios em 9 capitais, a banda traz ao país que adora sua mais nova turnê e produção.

Site oficial: http://www.blackeyedpeas.com

Faith No More

O Faith No More foi formado em São Francisco, Califórnia, em 1982. Em seus primeiros anos, diversos nomes, incluindo Courtney Love, ocuparam a vaga de vocalista no grupo. Mike Patton entrou no Faith No More poucas semanas antes das gravações do disco The Real Thing, em 89, indo direto para o estúdio onde a banda gravou o álbum, lançado no mesmo ano. O disco é um verdadeiro divisor de águas na carreira do grupo e contribuiu para transformar o Faith No More em um grande sucesso comercial. Em pouco tempo, o grupo conquistou sucesso internacional, acabando por ser considerado uma das maiores bandas de rock dos anos 1990. Entre suas canções de maior sucesso estão “Epic” e “Falling to Pieces” do disco The Real Thing (1989), “Midlife Crisis” e “Easy”, cover do grupo americano The Commodores, as duas do álbum Angel Dust (1992), além de outro sucesso, a canção “Ashes To Ashes” do CD Album of the Year de 1997. A banda ganhou notoriedade no Brasil com a passagem constante do vídeo musical de “Epic” na MTV. Em 98, seus membros decidiram acabar com a banda, anunciando um retorno aos palcos em maio de 2009, para alegria de fãs do mundo inteiro.

Site oficial: www.fnm.com

Alice in Chains

Formado em Seattle, celeiro do rock underground norte-americano, o Alice in Chains tem sido um dos grandes baluartes do rock nos últimos 20 anos. Apesar do som da banda ser sempre associado aogrunge, ele também incorpora elementos do heavy metalglam rockhard rock e da música acústica. Estouraram como parte do movimento grunge do início dos anos 90 ao lado de bandas como Nirvana, Soundgarden e Pearl Jam, mas alcançaram a fama internacional em 1992, ao participar do filme “Vida de Solteiro”, com uma de suas canções, “Would”, na trilha sonora. Tornaram-se uma das bandas mais bem sucedidas comercialmente da década de 1990, tendo vendido cerca de 20 milhões de álbuns ao redor do mundo, além de emplacarem dois álbuns na primeira posição da Billboard 200 (Jar of FliesAlice in Chains), 11 singles nas dez primeiras posições na parada Mainstream Rock Tracks e seis indicações ao Grammy. Até 95 lançaram três álbuns, mas depois enfrentaram um longo hiato – mesmo nunca tendo oficialmente acabado, a banda passou um longo tempo em inatividade, devido a problemas com drogas de Staley, que acabou falecendo em 2002. O Alice in Chains se reuniu novamente em 2005 e, em 2009, concluiu a gravação de seu primeiro álbum de estúdio em quatorze anos – “Black Gives Way to Blue” com o novo vocalista e guitarrista William DuVall. A banda é atualmente formada pelo vocalista e guitarrista Jerry Cantrell, William Duvall (vocalista e guitarra rítmica), o baixista Mike Inez e o baterista Sean Kinney.  Seu último álbum já foi indicado duas vezes ao Grammycomo “Best Hard Rock Performance” com os hits “Check my brain” e “A looking in View”.

Site oficial: http://aliceinchains.com/

Stone Temple Pilots

Considerada uma das principais bandas do gênero conhecido como rock alternativo, a Stone Temple Pilots foi fundada em San Diego, nos Estados Unidos, em 1986, tendo em sua formação Scott Weiland, os irmãos Robert e Dean DeLeo e Eric Kretz. Os cinco primeiros álbuns de estúdio da banda venderam mais de 17 milhões de cópias somente nos Estados Unidos e aproximadamente 40 milhões em todo o mundo. O grupo teve quinze singles no Top 10 das paradas de rock da Billboard, incluindo seis na primeira posição, e um álbum na primeira posição das paradas pop (Purple, de 1994). Em 1993, a banda ganhou um Grammy por “Best Hard Rock Performance” por sua canção “Plush”. O Stone Temple Pilotstambém foi classificado na 40ª posição da lista do canal VH1 dos 100 Maiores Artistas do Hard Rock da História. Em 2003, após lançar uma compilação de greatest hits chamada Thank You, seus integrantes começaram a seguir caminhos separados e acabaram por anunciar o fim do grupo. Weiland se tornou vocalista do Velvet Revolver, com os antigos membros do Guns N’ Roses. Os irmãos DeLeo formaram a banda Army of Anyone com Richard Patrick, da banda Filter. Kretz fundou o Bomb Shelter Studios em Los Angeles. Em 2008, após Weiland sair do Velvet Revolver, voltaram a se reunir, lançando um novo CD em 2010, “Stone Temple Pilots”, largamente aclamado pela crítica e pelo público.

site oficial: http://www.stonetemplepilots.com/

Kanye West

rapper americano Kanye West nasceu em Atlanta, onde viveu parte de sua infância, antes de se mudar para Chicago, após o divórcio de seus pais: Ray West, um ex-membro dos Panteras Negras, um dos primeiros fotojornalistas americanos e hoje um conselheiro espiritual cristão; e Donda, falecida em 2007, uma professora no departamento de inglês da Chicago State University que se aposentou para virar sua empresária. Ao contrário da maioria das estrelas do rap, Kanye foi criado em um bairro de classe média alta e frequentou a The American Academy of Art e a Universidade de Chicago. Ganhou fama inicialmente como produtor, assinando trabalhos de nomes consagrados como Alicia Keys, Foxy Brown, Jay-Z, Janet Jackson, Eminem e John Legend. Em outubro de 2002 sofreu um grave acidente de automóvel em que quase morreu e acabou usando o incidente como inspiração para seu primeiro single. Encorajado por Jay Z, lançou seu primeiro trabalho, “The College Dropout”, em 2004, um álbum que logo se transformou em triplo platina. Depois disso já lançou mais quatro discos, o último, “My Beautiful Dark Twisted Fantasy”, em 2010. Em 2003, criou a Kanye West Foundation, para ajudar crianças latinas e afro-americanas a permanecerem na escola. Recentemente formou com outra estrela da música mundial, Jay Z, o grupo The Throne, anunciando o lançamento do álbum “Watch the Throne”.

Site Oficial: kanyewest.com

Duran Duran

Formada no ano de 1978, em Birmingham, Inglaterra, o Duran Duran é a mais bem-sucedida banda dos gêneros New WaveNew Romantic, sendo um dos grupos mais importantes surgidos nos anos 80. São líderes de aparições na MTV, comandando a chamada  ”Segunda Invasão Britânica nos Estados Unidos”. Colocaram 14 Singles no Top 10 Britânico e 21 na Billboard Hot 100, o que lhes rendeu uma vendagem de mais de 80 milhões de cópias por todo o mundo, durante os mais de 30 anos de carreira. A junção de música, arte, sensualidade e moda, tornou a banda uma pioneira na revolução dos vídeo-clipes, sendo uma das primeiras a ter clipes filmados por diretores profissionais, com câmeras de 35mm. Em 1984, o grupo foi o primeiro a trazer a tecnologia de vídeo para seus shows de estádio e também foi uma das primeiras bandas a trabalhar com remixes. O Duran Duran foi formado por Nick Rhodes, John Taylor e Stephen Duffy, com a adição posterior de Roger Taylor. Após inúmeras mudanças, Andy Taylor e Simon Le Bon se juntaram aos outros. O Duran Duran nunca se separou, embora a formação tenha sido modificada algumas vezes. Lançaram 13 álbuns de estúdio, o último deles “All You Need is Now”, em março deste ano, para comemorar os 30 anos do seu primeiro lançamento.

site oficial: http://www.duranduran.com/

Snoop Dogg

O rapper e ator Snoop Dogg começou a carreira como membro do grupo 213, que também incluía Warren G e Nate Dogg, conhecidos mais pelas suas carreiras solo do que pelo trabalho do grupo. Os fãs de hip hop ouviram o estilo malandro de Snoop Dogg pela primeira vez com o filme de Dr. Dre, Deep Cover, e quando apareceu no disco de Dre, The Chronic. Seu primeiro trabalho solo foi o álbum Doggystyle, lançado em 1993, e que se tornou o primeiro disco de estréia de um artista a chegar ao número um da parada geral da Billboard. Somente este álbum já vendeu mais de sete milhões de unidades em todo o mundo e é considerado um dos maiores álbuns de hip hop da história. O segundo álbum, Tha Doggfather, saiu em 1996, também estreando no número um da Billboard. Lançou mais quatro discos solos, em 2002 gravou o clipe de Beautiful no Rio de Janeiro e fundou sua própria gravadora, que lançaria seus três trabalhos posteriores. Seu lado cômico ainda lhe proporcionou uma bem sucedida carreira no cinema, estrelando filmes como Baby Boy, de John Singleton, Dia de Treinamento, com Denzel Washington, Confusões no Lava Jato (que também conta com participação de Dr. Dre), e o filme de terror Bones, entre outros.

Por ocasião do lançamento de seu décimo primeiro álbum no ano passado, Doggumentary, Snoop Dogg continuou firme em seu propósito de construir uma relação musical cada vez mais sólida com seus fãs, dando oportunidade – através de sua enorme presença no mundo digital – para que seus admiradores tivessem acesso ao processo criativo de seu novo trabalho. O próprio álbum reflete seu caminho musical e dá indícios de como será seu futuro artístico, com a presença dos bombásticos raps que o levaram ao estrelato e inesperadas colaborações que fizeram do artista um fenômeno da cultura POP, como o novo e excitante duo The Cataracs, o produtor Lex Luger e o famoso crooner R. Kelly.

Site oficial: http://www.snoopdogg.com

Damian ‘Jr. Gong’ Marley

Filho mais novo do lendário Bob Marley, Damian Marley nasceu na Jamaica em 1978 e não chegou a conviver muito com o pai, falecido em maio de 81, quando ainda não tinha completado três anos. Também chamado de Jr. Gong, Damian é filho da ex- miss Mundo Cindy Breakspeare e décimo primeiro filho do cantor. Começou sua carreira aos 13 anos, integrando o grupo The Shepherds e gravou seu primeirosingle com o nome de “Dj Degree”. Em 1996, lançou seu primeiro disco solo, “Mr. Marley”. O segundo álbum, “Halfway Tree”, chegou às lojas em 2001 e deu a ele o Grammy de melhor álbum de reggae – o primeiro de três prêmios Grammys que já recebeu. Com “Welcome to Jamrock”, lançado em 2005,Damian alcançou o reconhecimento internacional. O som do cantor parte das coordenadas clássicas do reggae, fundidas com o R&B, o Hip Hop e o Dancehall, para criar uma sonoridade própria, com letras fortemente marcadas pela crítica social. Em 2007, gravou com Gwen Steffani, e em 2008 foi a vez de dividir os vocais com Mariah Carey na canção E=EMC2. Em 2010 gravou uma canção para ajudar as vítimas do terremoto do Haiti. Também em 2010 lançou o aclamado álbum “Distant Relatives” em colaboração com o rapper norte-americano Nas, uma instigante fusão de elementos do hip hop e do reggae que estreou na quinta posição da Billboard 200.

Site oficial: http://www.myspace.com/damianmarley

Sonic Youth

O Sonic Youth é uma das mais importantes bandas pioneiras do rock alternativo no cenário internacional. Formada em 1981, o grupo possui um estilo musical que mistura rock alternativo, elementos de noisepost-punk e composições avant garde. Ícone da música e da cultura norte-americana, seu estilo é considerado bastante peculiar e criativo, fundamentado em experimentações melódicas com influências do punk rock e do hardcore. Seu primeiro disco, “Confusion Is Sex, foi lançado em 83, e o mais recente, “The Eternal”, em 2009. Entre os dois, a banda tem outros 13 álbuns.

O som do  Sonic Youth foi inspirado nas sinfonias de guitarra de Glenn Branca, no punk do The Stooges, The Velvet Underground e MC5, na poesia punk de Patti Smith e em compositores avant-garde como John Cage. Muitas vezes a banda já foi aclamada por redefinir o que uma guitarra pode fazer, ao utilizar uma variedade de afinações alternativas e modificar o instrumento com objetos inusitados, como baquetas e chaves de fenda para alterar o seu timbre. Site oficial: www.sonicyouth.com

Chris Cornell

O guitarrista e cantor Chris Cornell nasceu em Washington e iniciou sua carreira como baterista na banda Jones Street Band. Em 84, junto com o guitarrista Kim Thayil e o baixista Hiro Yamamoto, formou o Soundgarden.  A banda explodiu internacionalmente em 1991 e seu álbum mais famoso e bem sucedido comercialmente foi “Superunknown”, lançado em 1994, que vendeu mais de cinco milhões de cópias somente nos E.U.A. Em 1997, o Soundgarden anunciou o fim de suas atividades e em 99 Cornelllançou o álbum solo “Euphoria Morning”, vendendo 300 mil cópias nos Estados Unidos e recebendo uma indicação ao Grammy. Em 2001, formou o Audioslave junto com Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk, ex-membros do Rage Against the Machine, lançando o álbum “Audioslave em 2002. Em 2005 o Audioslave entrou para a história, tornando-se o primeiro grupo americano a realizar um show em Cuba. Nesse mesmo ano foi lançado o álbum “Out of Exile”, que emplacou o 1º lugar na Billboard 200. “Revelations”, lançado em 2006, com um estilo mais soulfunk do que seus antecessores, entrou direto na 2ª colocação da Billboard 200. Cornell também compôs “You Know My Name”, música tema do filme “Casino Royale (da franquia 007)”. Em fevereiro de 2007, Cornell anunciou a sua saída do Audioslave e em março de 2009 lançou o álbum “Scream, produzido por Timbaland, que impulsionou sua carreira solo recebendo críticas entusiasmadas de público e crítica.

Site oficial: http://www.chriscornell.com/

Black Rebel Motorcycle Club

Black Rebel Motorcycle Club foi formado em 1998, na cidade de São Francisco. Inicialmente o nome do grupo era “The Elements”, mas, após descobrirem que já havia diversos The Elements pelo mundo, resolveram se inspirar no clássico filme ”O Selvagem” (com Marlon Brando) e nomear a banda de Black Rebel Motorcycle Club. Formada pelos amigos Robert Turner e Peter Hayes, o Black Rebel começou a se apresentar ao vivo no fim de 1998. As apresentações esfuziantes e a música recheada de influências do quilate de Velvet Undergound, Ride e My Bloody Valentine logo chamaram a atenção do público local, que passou a acompanhar a banda com interesse. Em 99 se mudaram para Los Angeles e lançaram umademo, muito elogiada, que acabou lhes rendendo seu primeiro contrato, com a Virgin. Em 2001 lançaram quatro promos em vinil, um LP e um EP. O sucesso internacional chegou em 2005, com o lançamento de “Howl”. Já em 2009, o Black Rebel Motorcycle Club lançou Live, um DVD duplo que mostrou a banda em shows em Berlin, Dublin e Glasgow, além de várias outros vídeos extras e um CD bônus, com algumas das faixas destes shows. Seu sexto álbum, Beat The Devil’s Tattoo, foi lançado no ano passado pela Abstract Dragon. Recebido com entusiasmo pela crítica, o disco retoma a música mais convencional doBlack Rebel Motorcycle Club, relembrando a influência mais acentuada de bandas como Jesus &  Mary Chain, presente nos dois primeiros álbuns.

Site oficial: http://www.blackrebelmotorcycleclub.com/

Michael Franti & Spearhead

Misturando hip hop com vários estilos musicais, entre eles funkjazzreggaefolkrock, o cantor, compositor e poeta norte-americano Michael Franti se transformou nos últimos anos em uma das mais criativas vozes da cena musical internacional. Natural da Califórnia, Franti descende de europeus pelo lado da mãe (irlandeses, alemães e franceses) e de negros e índios pelo lado do pai, mas cresceu em uma família adotiva. Começou sua carreira em 1986 em uma banda punk e até 94 teve contatos com artistas de diversas vertentes – do jazz à música eletrônica. Em 1994 formou a Spearhead e, no mesmo ano, lançaram seu primeiro álbum, “Home”. Era o começo de uma carreira frutífera, que já rendeu mais seis álbuns de estúdio, vários singles, álbuns ao vivo e a participação em vários projetos. O penúltimo álbum de Michael FrantiSpearhead, o “All Rockers Rebel”, de 2008, – gravado na Jamaica com os lendários produtores e instrumentistas Sly & Robbie – tornou-se um dos maiores sucessos da carreira do cantor, atingindo o 40.º lugar da Billboard Top 200, e rendeu também o seu maior hit, o 20.º lugar da Billboard “Say Hey (I Love You)”. Famoso por suas atividades e apoios a várias causas sociais,  Frantitambém lançou dois álbuns solos, “Live at the Baobab” (2000) e “Songs from the Front Porch” (2003). O último disco da banda, ”The Sound Of Sunshine”, de maio de 2011, foi recebido pela crítica internacional como um dos mais inspirados trabalhos do artista e é o primeiro a ser lançado no Brasil.

Site oficial: http://michaelfranti.com/

Lynyrd Skynyrd

Lynyrd Skynyrd é uma das mais antigas bandas de rock americanas ainda em plena atividade e uma referência do southern rock, conhecida por hits como “Sweet Home Alabama” e “Free Bird”. Ganhou notoriedade nos anos 70, tendo sido formada em 1964, na Florida, quando Ronnie Van Zant, Robert Burns, Gary Rossington, Larry Junstrom e Allen Collins se juntaram para fazer música. O Lynyrd Skynyrd lançou cinco discos e, em 1977, três dias após o lançamento do sexto álbum, um acidente de avião ocasionou a morte de Ronnie Van Zant e mais dois integrantes. O grupo levaria 10 anos para se recuperar do choque, trazendo Johnny Van Zant, irmão de Ronnie, para ocupar os vocais. Depois de mais uma pausa, voltaram a se reunir em 91. Com mais de 40 anos de história, o LS é um dos grandes nomes da música americana que até hoje influencia outras bandas. Mesclando blues e hard rock, eles continuam na ativa, lançando novos trabalhos constantemente – o último deles, o álbum God & Guns, chegou às lojas em 2009 obtendo ótima recepção da crítica e dos fãs.

Site oficial: http://www.lynyrdskynyrd.com/

311

O 311 (pronuncia-se “three eleven”) é uma banda formada em 1988, na cidade norte-americana de Omaha, no Nebraska. Sua estrutura musical incorpora uma variedade de estilos musicais que inclui o rock alternativo, rap metalrap rockfunk rockska punkreggae. É considerada uma das primeiras bandas a influenciar o gênero conhecido como New Metal. Entre seus principais hits estão as músicas “Down”, “All Mixed up”, “Feel So Good”, “Transistor” e ”Beautiful Disaster”, além de uma versão para “Love Song”, do The Cure, criada para o filme “50 First Dates (“Como se fosse a primeira vez”). Seu primeiro álbum, “Dammit”, foi lançado em 1990, e o mais recente, “Upfliter”, em 2009 – entre eles a banda lançou outros dez CDs. É formada pelo vocalista e guitarrista Nick Hexum, pelo baixista Aaron P-Nut Willis e pelo baterista Chad Sexton, todos fundadores do grupo, mais o guitarrista Tim Mahoney(que entrou em 91) e o DJ e vocalista Doug SA Martinez (que passou a fazer parte da formação em 92).

Site oficial: http://www.311.com/

Primus

Primus é uma banda norte-americana formada em 1984 cujo álbum de estreia, “Suck On This”, foi gravado ao vivo e lançado de forma independente. Algumas músicas deste primeiro disco foram regravadas no primeiro álbum de estúdio da banda, “Frizzle Fry”, lançado em 1990. O material restante seria usado nos álbuns a seguir, com exceção apenas para a música “Jellikit”, que ganhou mais tarde uma versão alternativa. Com a boa repercussão dos dois primeiros álbuns independentes, o Primus foi contratado em 1991 por uma editora profissional, a Interscope Records, com quem gravou o álbum “Sailing The Seas of Cheese”, que chegou a ganhar um disco de ouro. Este álbum conta com a participação de Tom Waits em “Tommy The Cat”. Em 1993, com o álbum “Pork Soda”, a banda Primussubiu as paradas dos Estados Unidos, sucesso confirmado em 1995 com o álbum “Tales From the Punchbowl”.  Seguiram-se dois álbuns largamente elogiados pela crítica, “Brown Album”, de 1997, e “Antipop”, de 1999. “Antipop” contou com as participações de James Hetfield, vocalista / guitarrista do Metallica, de Jim Martim, guitarrista original e um dos fundadores do Faith No More, Tom Morello, guitarrista do Rage Against The Machine, Tom Waits, Stewart Copeland, baterista do The Police, e Fred Durst, vocalista do Limp Bizkit. Em 2003 lançaram “Animals Should Not Try To Act Like People”, um pacote com CD e DVD que conta com cinco novas músicas e três horas de vídeo. Nessas três horas estão incluídos todos os videoclipes da banda e filmagens raras. Em 2004 saiu o DVD ao vivo “Hallucino Genetics Live 2004″, gravado em Chicago registrando magistralmente toda a energia da banda.  Em 2006 receberam um convite para gravar para o jogo Guitar Hero do console Playstation, com enorme popularidade entre a juventude, aumentando enormemente seu séquito de fãs.  Em 2006 lançaram um CD com os seus principais hits. Seu mais recente e longamente aguardado disco de estúdio, “Green Naugahyde”, está previsto para se lançado este ano em setembro, quando a banda sairá em turnê mundial

Site oficial:  http://www.primusville.com/

Down

Down é uma banda do gênero conhecido como southern rock/metal, formada em 1991 na cidade norte-americana de Nova Orleans. A banda é composta por Phil Anselmo (ex-vocalista do Pantera e do Superjoint Ritual), Pepper Keenan (guitarrista e vocalista de Corrosion of Conformity), Kirk Windstein (guitarrista e vocalista do Crowbar), Pat Bruders ( baixista) e Jimmy Bower (baterista de Crowbar e guitarrista de Superjoint Ritual e do Eyehategod). Seu álbum de estreia, NOLA (iniciais de New Orleans – Louisiana, um conhecido termo para a cena de Doom Metal de Louisiana), lançado em 1995, teve a participação de Todd Strange (Crowbar) e posicionou a banda como uma das grandes influências do rockunderground norte-americano. Lançaram mais dois celebrados  álbuns de estúdio, em 2002 e 2007, e já fizeram várias turnês pelo mundo, apresentando-se nos mais conceituados festivais do gênero, como oOzzfest. No ano passado, a banda lançou um CD e um DVD ao vivo – “Diary of a Mad Band: Europe in The Year of VI”.

Site oficial: http://www.down-nola.com/

Tedeschi Trucks Band

Derek Trucks casou-se com Susan Tedeschi e com ela formou, em 2010, a melhor banda de southern rock do século – uma união das bandas “The Derek Trucks Band” e “Susan Tedeschi Band”. Onze pessoas super talentosas tocando em uma big band com um som “de raiz”, sem processadores e sintetizadores, apenas músicos tocando seus instrumentos.  Ambos foram indicados para o Grammy de 2009 na categoria de melhor disco de blues contemporâneo. Ela com “Back to the River” e ele – que ganhou – com “Already Free”. O primeiro disco do grupo, “Revelator”, mostra o talento do casal como compositores, performers e produtores, algo que já estava mais que evidente para quem conhecia as carreiras individuais de ambos, aclamado pela crítica como um verdadeiro tratado onde o blues divide espaço com o soul, o gospel, o rithm and blues e muito talento.

Site oficial: https://www.derekandsusan.net/

Duff McKagan´s Loaded

O Duff McKagan’s Loaded, também conhecido apenas como Loaded, é um grupo americano de hard rock formado em Seattle, Washington, e liderada por Duff McKagan, ex baixista do Gun´s n Roses, que  montou diversas bandas desde que o grupo se desfez e tocou com uma lista significativa de artistas do rock, mas encontrou seu caminho com o Loaded. A banda se formou em 1999, e desde então lançou três discos: “Dark Days” em 2001, “Sick” em 2009 e o mais recente “The Taking”, que chegou às lojas este ano. Já totalmente confortável no papel de ‘frontman’, cantando e tocando guitarra, McKagan achou um bom equilíbrio para as canções, entre uma atmosfera mais sombria e pesada que a do disco anterior “Sick”, mas com melodias e “levadas” comercialmente viáveis (“We Win”, por exemplo, foi adotada nas vinhetas do canal esportivo ESPN nos Estados Unidos).  Atualmente a banda tem em sua formação, além de Duff, o guitarrista Mike Squires, o baixista Jeff Rouse e o baterista Isaac Carpenter.

Site oficial: http://duff-loaded.com/

SOJA

Formada por Jacob Hemphill (vocais e guitarra), Bobby Lee (baixo), Ryan Berty (bateria), Patrick O’Shea (teclados) e Kenneth Brownell (percussão) ainda nos tempos em que se encontraram na escola, unidos pelo amor ao rock, hip hop e reggae, a banda SOJA começou atuando no circuito escolar antes de pegar a estrada, em 2005, após a formatura dos rapazes. Apelidados de “guerreiros da estrada”, eles percorreram com seu som único quase todas as cidades na América do Norte, assim como muitas cidades da Europa, América do Sul, as ilhas do Pacífico e do Caribe. Quando estavam em Porto Rico a banda conheceu o saxofonista Hellman Escorcia e o trompetista Rafael Rodriguez, dois músicos excepcionais que se juntaram ao grupo, ajudando a desenvolver o som eclético da banda. Em 2011 iniciaram outra grande turnê mundial, “Everything Changes” que chegará ao SWU em novembro.

Site oficial: http://sojamusic.com/home

Raimundos

O Raimundos é uma banda de rock, formada em Brasília no começo dos anos 90,   cujas influências misturam desde os Ramones (origem de seu nome) até o popular Zenilton, cantor de forró nordestino. Em 94 lançaram seu primeiro disco, mas foi o segundo, “Lavô Tá Novo”, de 95, que consagrou a banda nacionalmente. Ao todo lançaram seis álbuns na década de 90, vendendo quase 3 milhões de cópias, e se tornando uma das mais populares bandas do país. Em 2001, em pleno lançamento de seu sétimo disco, resolvem terminar a banda, em virtude da saída do vocalista Rodolfo, mas a separação durou só dois meses – logo após, estariam de volta com nova formação. Depois disso já lançaram 3 coletâneas e 3 novos discos, o mais recente deles, “Roda Viva”, este ano. Tiveram uma música incluída na trilha sonora do filme “Missão Impossível 2”.

Site oficial: http://www.raimundos.com.br/home/

Marcelo D2

O carioca Marcelo D2 é hoje um dos artistas mais populares do Brasil, além de uma das figuras mais polêmicas de sua geração, responsável por uma reformulação no rock nacional, ao experimentar misturas entre o rap e o samba. Com Skunk, um vendedor de camisetas de rock, formou a banda Planet Hemp  em 93, que teve uma carreira de indiscutível sucesso. Em 98 lançou seu primeiro álbum solo, “Eu Tiro É Onda”, embora só tenha deixado o PH oficialmente em 2003. Lançou discos na Europa, Estados Unidos e Ásia, fez cinco turnês na Europa e se apresentou nos maiores festivais do continente, como Wonex, Montreux, Roskilde e Reading, e em casas de show tradicionais como o Cite de La Musique (Paris). Conquistou todos os prêmios a que concorreu, inclusive o de melhor letrista de 2004 pela Academia Brasileira de Letras.  Venceu o Prêmio Multishow 2007 na categoria Melhor Clipe. O último de seus seis discos solo, “Marcelo D2 canta Bezerra da Silva”, foi lançado em 2010.

Site oficial: http://www.marcelod2.com.br/

Zé Ramalho

Medalhão da MPB, Zé Ramalho é um consagrado compositor e cantor que tem na bagagem mais de 20 álbuns de estúdio. O brasileiro traz influências musicais que misturam elementos da cultura nordestina (cantadores e repentistas), da explosão do iê iê iê nacional, (com a galera da Jovem Guarda) e a rebeldia dos gringos The Rolling Stones, Pink Floyd e, principalmente, do ídolo Bob Dylan.

O cantor paraibano vem ao SWU 2011 para mostrar todos os sucessos de quase 40 anos de carreira. No palco Energia, Zé Ramalho vai dedilhar o inseparável companheiro em clássicos como “Avôhai”, “A terceira lâmina”, “Beira-mar”, “Táxi lunar”, entre outros.

Emicida

Rapper sangue bom, Leandro Roque de Oliveira, o Emicida, é a grande sensação da música brasileira nos dias de hoje. Se você ainda não ligou o nome às rimas viscerais e ácidas, corra atrás porque o rapper vai fazer você ficar de boca e ouvidos abertos. Vencedor de prêmios importantes da música brasileira e reconhecido na gringa – o cara foi o primeiro rapper brasuca a se apresentar no festival norte-americano Coachella -, Emicida chega agora ao SWU para dar a letra e mostrar porque fez o rap nacional voltar aos holofotes da mídia brasileira.

De infância pobre, Emicida afiou as suas rimas na dureza da vida e transforma com perfeição o cotidiano da periferia numa ficção crível e envolvente. O rapper surgiu com o primeiro EP Para quem já mordeu um cachorro por comida, até que eu cheguei longe (o nome não é mera criatividade – Emicida, quando criança, chegou a morder o bicho para salvar um pedação de pão) e desde então vem crescendo no mercado alternativo e – quem diria! – também no mainstream. Em 2010, lançou Emicidio, o álbum que trouxe os sucessos “Então Toma” e “Rua Augusta” que, com certeza, farão a galera rimar junto com o rapper que tem cara de marrento, mas conquista até quem não é chegado na batida.

Ultraje a Rigor

O Ultraje a Rigor foi formado no final dos anos 80, inicialmente como uma banda de covers, principalmente Beatles, rock dos anos 60, punk e new wave. Começaram a se apresentar em festas e barzinhos. Em abril de 83 participaram do projeto Bôca no Trombone, em São Paulo, seu primeiro show só com composições próprias. Foram contratados após uma das apresentações pela Warner, onde gravaram seu primeiro compacto, “Inútil/Mim quer tocar”, incialmente proibida pela censura. Seu primeiro LP, “Nós vamos invadir sua praia”, lançado em 85, foi um enorme sucesso. Foi o primeiro LP de rock nacional a conseguir discos de ouro e platina. Gravaram três discos de enorme sucesso. Nos anos seguintes a banda lançaria mais três discos e a gravadora, várias coletâneas. Em 99 romperam com a Warner e de lá para cá já lançaram mais três discos, incluindo um Acústico MTV, também seu primeiro DVD. Em 2009 lançaram suas primeiras músicas pela Internet.

Site oficial: http://www.ultraje.com/

Neil Young (Fórum de Sustentabilidade)

Reforçando a intenção do festival, que é gerar consciência através da música, um dos principais convidados do Fórum de Sustentabilidade este ano será o cantor e compositor canadense Neil Young, que se tornou famoso nos anos 60 como uma das principais vozes pacifistas da América. Extremamente engajado em causas sociais, como o Farm Aid, projeto idealizado por ele, Willie Nelson e John Mellencamp para ajudar pequenos fazendeiros em dificuldades, Young idealizou junto a uma companhia de Kansas a bem sucedida conversão de seu Lincoln Continental 1959 em um carro que só utiliza energia alternativa (bio-combustível e bateria elétrica) – batizado de “LincVolt” e fez um disco – Fork in the Road – cheio de alegorias e metáforas sobre sua paixão pelos carros e particularmente sobre este projeto que resolveria, segundo ele, o enorme consumo de combustível poluente no mundo. Youngfoi filmado dirigindo seu LincVolt na Texas Highway entre La Grange e Austin,  cantando ao vivo as músicas do álbum e mostrando a viabilidade do projeto, que resultou no documentário “Get Around”.

Bob Geldof (Fórum de Sustentabilidade)

Aos 59 anos, Robert Frederick Zenon “Bob” Geldof já foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz e em 2005 recebeu da organização o título de “Man of Peace”, em reconhecimento à sua contribuição em favor da justiça e da paz internacional.

Foi o vocalista da banda de rock The Boomtown Rats, no fim dos anos 70, e em 1982 protagonizou o filmePink Floyd The Wall. Ficou muito conhecido pela canção I Don’t Like Mondays, mas sua consagração mundial veio depois de fundar, em 1984, o Band Aid, grupo formado por cerca de  40 grandes nomes da música britânica e irlandesa que gravou o single “Do They Know It’s Christmas?”(escrita por ele próprio e Midge Ure), angariando fundos contra a fome na Etiópia. Grandes artistas como Bono Vox, Phil Collins, Sting, Duran Duran e George Michael faziam parte do projeto. O Band Aid nasceu após Bob Geldof assistir a uma reportagem de TV sobre a fome na Etiópia. “Eu me senti enojado e envergonhado com o que estava acontecendo na África, e percebi que se eu não fizesse alguma coisa, eu estaria fazendo parte de um crime. Mas não era suficiente apenas colocar a mão no bolso e dar dinheiro”, disse ele na ocasião.

Em 1985, mais uma vez em benefício das vítimas da fome na Etiópia, ele e Midge Ure organizaram o megaconcentro Live Aid, em uma das maiores transmissões de broadcasting da televisão – estima-se que os shows tenham sido assistidos por cerca de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo.

Depois de duas décadas, Bob Geldof repetiu a dose e organizou o Live 8, nos mesmos moldes do clássico Live Aid, com o objetivo de chamar a atenção do G8 (o grupo dos oito países mais ricos do mundo) para a questão da fome e da pobreza. Mais de mil músicos se apresentaram no evento, que foi transmitido mundialmente por 182 redes de televisão e 2 mil estações de rádio, atingindo 3 bilhões de pessoas.

Além de Bob Geldof e Neil Young, já confirmaram presença na segunda edição do Fórum Global de Sustentabilidade o surfista e fundador da Waves For Water, John Rose;  o diretor geral da Fundação Amazonas Sustentável, Virgílio Viana;  o diretor de mobilização da Fundação SOS Mata Atlântica, Mario Mantovani;  a ativista e diretora do estúdio de música Premises Studios, Julia Craik;  o estudioso de mudanças climáticas Sérgio Besserman;  a filha do músico Peter Gabriel e uma das criadoras do Voice Project, Anna Gabriel;  a estilista americana Donna Karan;  e William McDonoughMichael Braugart, da empresa de design sustentável Cradle to Cradle.


A MIDIORAMA é responsável somente pela ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO deste evento, não tendo qualquer envolvimento ou responsabilidade sobre a produção, organização, venda de ingressos, agenda ou programação.


Formulário de credenciamento


Instituição

Editoria

Credenciado 1


Deixe seu comentário


Envie sua matéria


Anexar imagem de destaque